Fractured Parenting in Early Childhood: a Study on Abandonment and Reception, in Araguaína – To

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94978

Keywords:

Parenting, Abandonment, Early Childhood, Araguaína-TO

Abstract

Early childhood can be understood as the main phase of a subject's life and ruptures in care affect development. This article proposes to expose the profiles of babies and children up to six years old, welcomed in a public institution that acts as a temporary shelter, in Araguaína-TO. Affiliated to psychoanalysis, parenting was conceptualized to then outline a picture of the rupture of the experienced bond. The analysis was carried out using descriptive and inferential statistics of two types of documents: (i) Entrance Control for Residents and, (ii) Reception Forms, between the years 2008 to 2021, totaling 352 children. As a result, it was possible to identify the incidence of age, reasons for hosting, family configuration, among other factors. The delineation of the profile of relationships allows thinking about appropriate policies for this public, in order to prevent and mitigate damage to childhood.

Author Biographies

Luciana Ribeiro da Cruz, Federal University of Tocantins

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire/UFNT. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pan América - FPA (2013) e em Ciências - Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2007); Especialista em Gestão, Orientação e Coordenação Escolar pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA (2013) e em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010); Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Araguaína - TO. Possui 14 (quatorze) anos de experiência profissional com atuação na Educação Básica, atuou no Ensino Médio, no Ensino Fundamental II e na Educação Infantil. Colaborou com os trabalhos da Universidade da Maturidade - UMA/UFT enquanto docente. Atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação - SEMED/TO. Membro do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação do Município de Araguaína Tocantins; Membro da Comissão Interna de Monitoramento das ações relacionadas ao Selo UNICEF (Mobilizadora da Educação); Técnica do CONVIVA Educação (Regional Araguaína - TO); Organizadora do Fórum Permanente de Educação Infantil (Regional de Araguaína - TO) e Supervisora Institucional do Busca Ativa Escolar (Regional de Araguaína - Tocantins).

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campi­nas/UNICAMP (2003), é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Huma­no pela Universidade de São Paulo/USP (2015) e tem pós doutorado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Trópicos Úmidos pela Universidade Federal do Pará/ UFPA (2020). Atualmente é professor adjunta III (campus de Araguaína) da Fundação Universidade Federal do Tocantins, trabalha no colegiado do curso de Letras e do curso de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em desenvolvimento humano e populações vulneráveis. Foi uma das responsáveis pela idealização, escrita e submissão do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. E-mail: thelmapontes@uft.edu.br

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Published

2024-08-08