Estudos da infância e estudos do lazer: um chamado para participação ativa e pesquisas com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95315Palavras-chave:
Estudos da Infância, Lazer, Indo-britânicos, Raça, Classe socialResumo
O livro analisado oferece um estudo inovador sobre famílias de classe média indo-britânicas, baseado nas vozes das crianças e dos pais, e estabelece um diálogo original entre os estudos da infância, estudos de família e estudos de lazer, a fim de teorizar o lazer das crianças a partir de uma nova perspectiva. A grande originalidade do trabalho está concentrada na abordagem dessas questões também a partir do ponto de vista das crianças. Entendê-las apenas como seguidoras das instruções de seus pais é negar sua agência. Nesse sentido, o livro, além de ser uma obra de qualidade em si mesma, serve como um convite para reconsiderar as produções acadêmicas no campo da educação e educação física quando se trata de lazer. Isso estimula uma reavaliação da literatura acadêmica existente e convida os autores a examinarem criticamente suas abordagens para o estudo do lazer no contexto da educação e educação física.
Referências
AMARAL, Silvia C. F.; PEREIRA, Ana Paula C. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de Educação Física, esporte e lazer. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, p.41-56, 2009.
GARNIER, Pascale. L“agency” des enfants. Projet scientifique et politique des “childhood studies”, Éducation et sociétés, vol. 36, no. 2, 2015, pp. 159-173.
GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday Anchor, 1959.
JAMES, Alisson. Agency. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William, HONIG, Michael S (Eds.). Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave and Mac Millan, pp. 34-35, 2009.
MÜLLER, Veronica R.; ARRUDA, Fabiana M. Crianças e suas opiniões: lazer e esportes em uma cidade brasileira. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.10, n.1, pp. 513-525, 2012.
MUKHERJEE, Utsa. Race, Class, Parenting and Children’s Leisure – Children’s Leisurescapes and Parenting Cultures in Middle-class British Indian Families. Bristol: Bristol University Press, 2023. E-book. Disponível em: https://bristoluniversitypress.co.uk/race-class-parenting-and-childrens-leisure. Acesso 30 mai. 2023.
ROCHA, Michelle A.; SOUZA, Luciana K. de. A visão das Crianças sobre o Lazer. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.35699/1981-3171.2012.700.
SILVA, Tatyane P.; SILVA, Cinthia L. da. Lazer e Educação Física Escolar: Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 17, n. 4, p. 162–197, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.