Estudos da infância e estudos do lazer: um chamado para participação ativa e pesquisas com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95315

Palavras-chave:

Estudos da Infância, Lazer, Indo-britânicos, Raça, Classe social

Resumo

O livro analisado oferece um estudo inovador sobre famílias de classe média indo-britânicas, baseado nas vozes das crianças e dos pais, e estabelece um diálogo original entre os estudos da infância, estudos de família e estudos de lazer, a fim de teorizar o lazer das crianças a partir de uma nova perspectiva. A grande originalidade do trabalho está concentrada na abordagem dessas questões também a partir do ponto de vista das crianças. Entendê-las apenas como seguidoras das instruções de seus pais é negar sua agência. Nesse sentido, o livro, além de ser uma obra de qualidade em si mesma, serve como um convite para reconsiderar as produções acadêmicas no campo da educação e educação física quando se trata de lazer. Isso estimula uma reavaliação da literatura acadêmica existente e convida os autores a examinarem criticamente suas abordagens para o estudo do lazer no contexto da educação e educação física.

Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Membro do grupo de estudos e pesquisa Imagem (FEF/UnB) e coordenadora do GEPEFIC - Grupo de Estudios e Investigación Educación Física, Infancia y Cultura - (ISEF/UdelaR). Foi Diretora Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte CBCE/SP, na gestão 2017-2018 e 2019-2020 e Membro do Comitê Científico do GTT 3 Corpo e Cultura da mesma entidade (2021-2023).Tem ampla experiência na área de Educação Física Escolar atuando como professora da educação básica de 2011 a 2018 e como professora no Instituto Superior de Educación Fisica da Universidad de la República de Uruguay de 2021 a 2024. Foi pesquisadora Nivel I do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII) do Uruguay e é atualmente pesquisadora de Pós Doutorado da Universidade Estadual de Campinas - FEF - UNICAMP.

Referências

AMARAL, Silvia C. F.; PEREIRA, Ana Paula C. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de Educação Física, esporte e lazer. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, p.41-56, 2009.

GARNIER, Pascale. L“agency” des enfants. Projet scientifique et politique des “childhood studies”, Éducation et sociétés, vol. 36, no. 2, 2015, pp. 159-173.

GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday Anchor, 1959.

JAMES, Alisson. Agency. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William, HONIG, Michael S (Eds.). Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave and Mac Millan, pp. 34-35, 2009.

MÜLLER, Veronica R.; ARRUDA, Fabiana M. Crianças e suas opiniões: lazer e esportes em uma cidade brasileira. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.10, n.1, pp. 513-525, 2012.

MUKHERJEE, Utsa. Race, Class, Parenting and Children’s Leisure – Children’s Leisurescapes and Parenting Cultures in Middle-class British Indian Families. Bristol: Bristol University Press, 2023. E-book. Disponível em: https://bristoluniversitypress.co.uk/race-class-parenting-and-childrens-leisure. Acesso 30 mai. 2023.

ROCHA, Michelle A.; SOUZA, Luciana K. de. A visão das Crianças sobre o Lazer. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.35699/1981-3171.2012.700.

SILVA, Tatyane P.; SILVA, Cinthia L. da. Lazer e Educação Física Escolar: Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 17, n. 4, p. 162–197, 2014.

Publicado

2024-08-08