Estudos da infância e estudos do lazer: um chamado para participação ativa e pesquisas com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95315Palavras-chave:
Estudos da Infância, Lazer, Indo-britânicos, Raça, Classe socialResumo
O livro analisado oferece um estudo inovador sobre famílias de classe média indo-britânicas, baseado nas vozes das crianças e dos pais, e estabelece um diálogo original entre os estudos da infância, estudos de família e estudos de lazer, a fim de teorizar o lazer das crianças a partir de uma nova perspectiva. A grande originalidade do trabalho está concentrada na abordagem dessas questões também a partir do ponto de vista das crianças. Entendê-las apenas como seguidoras das instruções de seus pais é negar sua agência. Nesse sentido, o livro, além de ser uma obra de qualidade em si mesma, serve como um convite para reconsiderar as produções acadêmicas no campo da educação e educação física quando se trata de lazer. Isso estimula uma reavaliação da literatura acadêmica existente e convida os autores a examinarem criticamente suas abordagens para o estudo do lazer no contexto da educação e educação física.
Referências
AMARAL, Silvia C. F.; PEREIRA, Ana Paula C. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de Educação Física, esporte e lazer. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, p.41-56, 2009.
GARNIER, Pascale. L“agency” des enfants. Projet scientifique et politique des “childhood studies”, Éducation et sociétés, vol. 36, no. 2, 2015, pp. 159-173.
GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday Anchor, 1959.
JAMES, Alisson. Agency. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William, HONIG, Michael S (Eds.). Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave and Mac Millan, pp. 34-35, 2009.
MÜLLER, Veronica R.; ARRUDA, Fabiana M. Crianças e suas opiniões: lazer e esportes em uma cidade brasileira. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.10, n.1, pp. 513-525, 2012.
MUKHERJEE, Utsa. Race, Class, Parenting and Children’s Leisure – Children’s Leisurescapes and Parenting Cultures in Middle-class British Indian Families. Bristol: Bristol University Press, 2023. E-book. Disponível em: https://bristoluniversitypress.co.uk/race-class-parenting-and-childrens-leisure. Acesso 30 mai. 2023.
ROCHA, Michelle A.; SOUZA, Luciana K. de. A visão das Crianças sobre o Lazer. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.35699/1981-3171.2012.700.
SILVA, Tatyane P.; SILVA, Cinthia L. da. Lazer e Educação Física Escolar: Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 17, n. 4, p. 162–197, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.