Docência na educação infantil em uma experiência de estágio: em foco a docência compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95398Palavras-chave:
Estágio Obrigatório, Educação Infantil, Docência CompartilhadaResumo
O relato aqui exposto aborda as experiências vividas por meio do estágio obrigatório na educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como objetivo apresentar nossas experiências vividas no exercício praxiológico do estágio obrigatório com ênfase na docência compartilhada. Destacamos a docência compartilhada como um dos elementos e especificidade da docência na Educação Infantil, que quando entendida como tal, pode possibilitar uma rica relação de trocas e parcerias para o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas na Educação Infantil.
Referências
AGOSTINHO, Kátia. O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim. Zero-A-seis, v. 18, n. 33 p. 50-64, Florianópolis, jan-jun 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica.– Brasília: MEC, SEB, 2010.
BATISTA, Rosa. Cotidiano da educação infantil: espaço acolhedor de emancipação das crianças. Zero-a-Seis, v.10, Nº 18, jul-dez. 2008.
DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins, v.6, n.15, 2019.
FERNANDES, Adriana Alves; VARANI, Adriana. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 1, pp. 50-66, jan./jun.2017.
FLORIANÓPOLIS. Projeto Político Pedagógico Núcleo de Educação Infantil Municipal Orisvaldina Silva. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação, 2021.
FLORIANÓPOLIS. Decreto N. ° 6359, de 05 de dezembro de 2008. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/29_10_2009_17.54.25.29fbb805bed1f4b0a0ab2c3b8d020d78.pdf. Acesso em: 16/02/2024.
GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
LOPES, Eli. Blog do professor Eli Lopes: Experiência, diferença e formação - palestra de Carlos Skliar em Salvador, 2014. Disponível em: http://professorelilopes.blogspot.com/2014/11/experiencia-diferenca-e-formacao.html
Acesso em 22/11/2022.
MAGALHÃES, Cassiana; et al. Planejando a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância. In: COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral (Orgs.) Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. 1a ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. (p.219-230)
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes e ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica. In: Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 36, p. 441-458, maio/ago. 2012.
OSTETTO, Luciana A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 8, n. 2, jan, 2018, p. 202 – 213.
RODRIGUES, Silvia Maria Gasparini; SILVA, Nícolas Ferreira da; VARANI, Adriana. Docência compartilhada na Educação Infantil: construindo contrapontos no diálogo com a narrativa de uma experiência. Zero-A-Seis, [S.L.], v. 22, n. 42, p. 726-749, 5 nov. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
SILVA, Nathalia da; TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Docência compartilhada na Educação Infantil: potencialidades e desafios. Zero-A-Seis, [S.L.], v. 24, n. 46, p. 1208-1231, 27 out. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.