Teaching in Early Education in an internship experience: shared teaching in focus
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95398Keywords:
Mandatory Internship, Early Childhood Education, Shared TeachingAbstract
The report presented here addresses the experiences lived through the mandatory internship in Early Education of the Pedagogy course at the Federal University of Santa Catarina. It aims to present our experiences in the praxeological exercise of the mandatory internship with an emphasis on shared teaching. We highlight shared teaching as one of the elements and specificities of teaching in Early Education, which when understood as such, can enable a rich relationship of exchanges and partnerships for pedagogical work with babies and young children in Early Education.
References
AGOSTINHO, Kátia. O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim. Zero-A-seis, v. 18, n. 33 p. 50-64, Florianópolis, jan-jun 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica.– Brasília: MEC, SEB, 2010.
BATISTA, Rosa. Cotidiano da educação infantil: espaço acolhedor de emancipação das crianças. Zero-a-Seis, v.10, Nº 18, jul-dez. 2008.
DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins, v.6, n.15, 2019.
FERNANDES, Adriana Alves; VARANI, Adriana. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 1, pp. 50-66, jan./jun.2017.
FLORIANÓPOLIS. Projeto Político Pedagógico Núcleo de Educação Infantil Municipal Orisvaldina Silva. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação, 2021.
FLORIANÓPOLIS. Decreto N. ° 6359, de 05 de dezembro de 2008. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/29_10_2009_17.54.25.29fbb805bed1f4b0a0ab2c3b8d020d78.pdf. Acesso em: 16/02/2024.
GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
LOPES, Eli. Blog do professor Eli Lopes: Experiência, diferença e formação - palestra de Carlos Skliar em Salvador, 2014. Disponível em: http://professorelilopes.blogspot.com/2014/11/experiencia-diferenca-e-formacao.html
Acesso em 22/11/2022.
MAGALHÃES, Cassiana; et al. Planejando a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância. In: COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral (Orgs.) Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. 1a ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. (p.219-230)
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes e ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica. In: Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 36, p. 441-458, maio/ago. 2012.
OSTETTO, Luciana A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 8, n. 2, jan, 2018, p. 202 – 213.
RODRIGUES, Silvia Maria Gasparini; SILVA, Nícolas Ferreira da; VARANI, Adriana. Docência compartilhada na Educação Infantil: construindo contrapontos no diálogo com a narrativa de uma experiência. Zero-A-Seis, [S.L.], v. 22, n. 42, p. 726-749, 5 nov. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
SILVA, Nathalia da; TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Docência compartilhada na Educação Infantil: potencialidades e desafios. Zero-A-Seis, [S.L.], v. 24, n. 46, p. 1208-1231, 27 out. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.