“Avisa a mãe dela, vamos ter que tirar o coração e pôr um coração novo!”: brincadeiras de faz de conta e ações de cuidado de si e do outro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96399Palabras clave:
Educação, Educação Infantil, Funções psíquicas superiores, ImaginaçãoResumen
A discussão apresentada neste artigo retrata que desde pequenas as crianças aprendem sobre as ações de cuidado de si e do outro por meio da experiência de serem cuidadas e de sua participação neste processo, que envolve observação, imitação, imaginação, criação e pensamento. O objetivo deste artigo é descrever por meio da observação das brincadeiras de faz de conta os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e como os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nessas interações entre as crianças e o seu entorno. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que utilizou como metodologia a abordagem dialética pautada na Psicologia Histórico-Cultural, para observar as brincadeiras de faz de conta no cotidiano da Educação Infantil. Como considerações observam-se os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores, em especial da imaginação, nas brincadeiras de faz de conta na idade pré-escolar e que os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nos enredos da brincadeira, integrando os diversos saberes.
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