“Avisa a mãe dela, vamos ter que tirar o coração e pôr um coração novo!”: brincadeiras de faz de conta e ações de cuidado de si e do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96399

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Funções psíquicas superiores, Imaginação

Resumo

A discussão apresentada neste artigo retrata que desde pequenas as crianças aprendem sobre as ações de cuidado de si e do outro por meio da experiência de serem cuidadas e de sua participação neste processo, que envolve observação, imitação, imaginação, criação e pensamento. O objetivo deste artigo é descrever por meio da observação das brincadeiras de faz de conta os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e como os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nessas interações entre as crianças e o seu entorno. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que utilizou como metodologia a abordagem dialética pautada na Psicologia Histórico-Cultural, para observar as brincadeiras de faz de conta no cotidiano da Educação Infantil. Como considerações observam-se os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores, em especial da imaginação, nas brincadeiras de faz de conta na idade pré-escolar e que os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nos enredos da brincadeira, integrando os diversos saberes.

Biografia do Autor

Aline Patrícia Campos Tolentino de Lima, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora em Educação (USP, 2023), Mestra em Educação (2019), licenciada em Pedagogia e Letras (CUML, 2007), especialista em Educação Infantil (UFSCAR, 2012), especialização em Design Instrucional de Educação a distância (UNIFEI, 2011), especialização em Educação Empreendedora (UFSJ, 2018) e especialização em Psicopedagogia (2018). Atualmente é docente no Ensino Superior no Centro Universitário Barão de Mauá (2023) e gestora escolar na Educação Infantil. Atuou durante três anos como Chefe de Seção de Pré-Escola na Divisão de Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto (2021-2024), coordenou o Projeto Criança sujeito de direito e desejos e participou de ações intersetoriais entre saúde e educação do Programa Saúde na Escola (PSE). É membro do grupo de estudos de NeuEdu - Neurociências e Educação (NeuEdu/USP), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação docente, Educação Infantil, Neuropsicologia e Psicologia Histórico-Cultural. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (2021-2024). Tem dezessete anos de experiência como professora na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto nos segmentos da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Joana de Jesus de Andrade, Universidade de São Paulo

Possui licenciatura em Ciências Naturais (1998) e em Biologia (1999) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, especialização em Instrumentação para o ensino de ciências - Unicentro, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP; professora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI; membro efetivo do CEIQ - Centro de Ensino Integrado de Química; vice-coordenadora do GAP Grupo de Apoio Pedagógico da USP, campus Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão Departamental de Cultura e Extensão; representante das IES de Ribeirão Preto junto ao Conselho Municipal de Educação e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação - NeuEdu. Tem experiência na área de educação, extensão e pesquisa, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências (epistemologia) e desenvolvimento humano (neuropsicologia).

Damaris Gomes Maranhão, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Enfermagem - Pediatrica pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é educadora e consultora em saúde coletiva do Instituto Avisa Lá, consultor em saúde coletiva e enfermagem pediátrica do Centro de Desenvolvimento Profissional e Educacional CEDUC. Enfermeira aposentada do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador da PMSP. Professora titular aposentada da Universidade de Santo Amaro e do Instituto Superior de Educação Vera Cruz . Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com ênfase na educação para a saúde, cuidados das crianças integrado à educação infantil, saúde do trabalhador, enfermagem pediátrica, saúde coletiva.

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Publicado

2024-12-18