“Avisa a mãe dela, vamos ter que tirar o coração e pôr um coração novo!”: brincadeiras de faz de conta e ações de cuidado de si e do outro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96399

Palabras clave:

Educação, Educação Infantil, Funções psíquicas superiores, Imaginação

Resumen

A discussão apresentada neste artigo retrata que desde pequenas as crianças aprendem sobre as ações de cuidado de si e do outro por meio da experiência de serem cuidadas e de sua participação neste processo, que envolve observação, imitação, imaginação, criação e pensamento. O objetivo deste artigo é descrever por meio da observação das brincadeiras de faz de conta os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e como os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nessas interações entre as crianças e o seu entorno. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa que utilizou como metodologia a abordagem dialética pautada na Psicologia Histórico-Cultural, para observar as brincadeiras de faz de conta no cotidiano da Educação Infantil. Como considerações observam-se os indícios do desenvolvimento das funções psíquicas superiores, em especial da imaginação, nas brincadeiras de faz de conta na idade pré-escolar e que os temas de cuidado de si e do outro estão presentes nos enredos da brincadeira, integrando os diversos saberes.

Biografía del autor/a

Aline Patrícia Campos Tolentino de Lima, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora em Educação (USP, 2023), Mestra em Educação (2019), licenciada em Pedagogia e Letras (CUML, 2007), especialista em Educação Infantil (UFSCAR, 2012), especialização em Design Instrucional de Educação a distância (UNIFEI, 2011), especialização em Educação Empreendedora (UFSJ, 2018) e especialização em Psicopedagogia (2018). Atualmente é docente no Ensino Superior no Centro Universitário Barão de Mauá (2023) e gestora escolar na Educação Infantil. Atuou durante três anos como Chefe de Seção de Pré-Escola na Divisão de Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto (2021-2024), coordenou o Projeto Criança sujeito de direito e desejos e participou de ações intersetoriais entre saúde e educação do Programa Saúde na Escola (PSE). É membro do grupo de estudos de NeuEdu - Neurociências e Educação (NeuEdu/USP), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação docente, Educação Infantil, Neuropsicologia e Psicologia Histórico-Cultural. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (2021-2024). Tem dezessete anos de experiência como professora na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto nos segmentos da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Joana de Jesus de Andrade, Universidade de São Paulo

Possui licenciatura em Ciências Naturais (1998) e em Biologia (1999) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, especialização em Instrumentação para o ensino de ciências - Unicentro, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP; professora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI; membro efetivo do CEIQ - Centro de Ensino Integrado de Química; vice-coordenadora do GAP Grupo de Apoio Pedagógico da USP, campus Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão Departamental de Cultura e Extensão; representante das IES de Ribeirão Preto junto ao Conselho Municipal de Educação e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação - NeuEdu. Tem experiência na área de educação, extensão e pesquisa, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências (epistemologia) e desenvolvimento humano (neuropsicologia).

Damaris Gomes Maranhão, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Enfermagem - Pediatrica pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é educadora e consultora em saúde coletiva do Instituto Avisa Lá, consultor em saúde coletiva e enfermagem pediátrica do Centro de Desenvolvimento Profissional e Educacional CEDUC. Enfermeira aposentada do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador da PMSP. Professora titular aposentada da Universidade de Santo Amaro e do Instituto Superior de Educação Vera Cruz . Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com ênfase na educação para a saúde, cuidados das crianças integrado à educação infantil, saúde do trabalhador, enfermagem pediátrica, saúde coletiva.

Citas

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Publicado

2024-12-18