"Tell her mother, we're going to have to remove the heart and put in a new one!": make-believe games and actions of caring for oneself and others

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96399

Keywords:

Education, Early childhood education, Higher psychic functions, Imagination

Abstract

The discussion presented in this article shows that from an early age children learn about the actions

of caring for themselves and others through the experience of being cared for and their participation in this process, which involves observation, imitation, imagination, creation and thought. The aim of this article is to describe, through the observation of make-believe play, the signs of the development of higher psychic functions and how the themes of caring for oneself and others are present in these interactions between children and their surroundings. This is a qualitative field study that used a dialectical approach based on Cultural-Historical Psychology to observe make-believe play in the daily routine of Early Childhood Education. The findings show that there is evidence of the development of higher psychic functions, especially imagination, in pre-school make-believe play and that the themes of caring for oneself and others are present in the plots of play, integrating different types of knowledge.

Author Biographies

Aline Patrícia Campos Tolentino de Lima, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora em Educação (USP, 2023), Mestra em Educação (2019), licenciada em Pedagogia e Letras (CUML, 2007), especialista em Educação Infantil (UFSCAR, 2012), especialização em Design Instrucional de Educação a distância (UNIFEI, 2011), especialização em Educação Empreendedora (UFSJ, 2018) e especialização em Psicopedagogia (2018). Atualmente é docente no Ensino Superior no Centro Universitário Barão de Mauá (2023) e gestora escolar na Educação Infantil. Atuou durante três anos como Chefe de Seção de Pré-Escola na Divisão de Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto (2021-2024), coordenou o Projeto Criança sujeito de direito e desejos e participou de ações intersetoriais entre saúde e educação do Programa Saúde na Escola (PSE). É membro do grupo de estudos de NeuEdu - Neurociências e Educação (NeuEdu/USP), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação docente, Educação Infantil, Neuropsicologia e Psicologia Histórico-Cultural. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (2021-2024). Tem dezessete anos de experiência como professora na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto nos segmentos da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Joana de Jesus de Andrade, University of São Paulo

Possui licenciatura em Ciências Naturais (1998) e em Biologia (1999) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, especialização em Instrumentação para o ensino de ciências - Unicentro, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP; professora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI; membro efetivo do CEIQ - Centro de Ensino Integrado de Química; vice-coordenadora do GAP Grupo de Apoio Pedagógico da USP, campus Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão Departamental de Cultura e Extensão; representante das IES de Ribeirão Preto junto ao Conselho Municipal de Educação e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências e Educação - NeuEdu. Tem experiência na área de educação, extensão e pesquisa, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências (epistemologia) e desenvolvimento humano (neuropsicologia).

Damaris Gomes Maranhão, Federal University of São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Enfermagem - Pediatrica pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é educadora e consultora em saúde coletiva do Instituto Avisa Lá, consultor em saúde coletiva e enfermagem pediátrica do Centro de Desenvolvimento Profissional e Educacional CEDUC. Enfermeira aposentada do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador da PMSP. Professora titular aposentada da Universidade de Santo Amaro e do Instituto Superior de Educação Vera Cruz . Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, com ênfase na educação para a saúde, cuidados das crianças integrado à educação infantil, saúde do trabalhador, enfermagem pediátrica, saúde coletiva.

References

ARAGÃO, José Batista de. Animais de balata. In: Sesc. Departamento Nacional. Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos, Sesc, Departamento Nacional. Rio de Janeiro: Sesc, 2018. p. 36 - 38.

ARCE, Alessandra. Interações e brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2013. 111 p.

CRUZ, Maria Nazaré da. Imaginação, linguagem e elaboração de conhecimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Emoção, memória e imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011. Cap. 3. p. 85-104.

ELKONIN, Daniel Borisovich (1932). Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-16, dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/hr7QghNYKx3sY9QV6M7wktf/?lang=pt. Acesso em: 22 maio 2022.

FOCHI, Paulo. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018. 135 p.

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sônia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.

KLISYS, Adriana. Faz de conta: mundo miniatura da realidade. In: SESC. Departamento Nacional. Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos, Sesc, Departamento Nacional. Rio de Janeiro: Sesc, 2018. p. 12-17.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen E.P.u., 2018. 112 p.

LURIA, Alexander Romanovich. Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone, 2017. Original escrito em 1976.

MANICA, Ana Paula. Brincar/jogo de papéis sociais e a Educação Infantil à luz da psicologia histórico-cultural. 2018. 93 f. Dissertação (Doutorado), Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8394. Acesso em: 12 jan. 2021.

MARCOLINO, Suzana; BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach; MELLO, Suely Amaral. A teoria do jogo de Elkonin e a Educação Infantil. Rev. Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.18, n.1, p. 97-104, abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100010. Acesso em 31 de jan. de 2018.

MARCOLINO, Suzana. A mediação pedagógica na Educação Infantil para o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. 2013. 185 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.

MARANHÃO, Damaris Gomes. Saúde e bem-estar na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2022. 175 p.

MARANHÃO, Damaris Gomes. Saúde e qualidade de vida: quando o cuidado de si e do outro constitui um eixo do trabalho pedagógico. In: OLIVEIRA, Zilma Ramos de; MARANHÃO, Damaris; ABBUD, Ieda; FERREIRA, Marisa Vasconcelos; ZURAWSKI, Maria Paula; AUGUSTO, Silvana. O trabalho do professor na Educação Infantil. 3. ed. São Paulo: Biruta, 2019. Cap. 6. p. 249-288.

MARANHÃO, Damaris Gomes; ZÓIA, Débora Fernandes. Experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente nas múltiplas narrativas das crianças na educação infantil. Zero-A-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 232-252, 24 abr. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p232. Acesso em: 05 set. 2023.

MELLO, Suely Amaral. A escuta como método nas relações na escola da infância. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: Editora Crv, 2017. Cap. 6. p. 87-96.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti; ARAUJO, Elaine Sampaio; MIGUÉIS, Marlene da Rocha. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L], v. 13, n. 2, p. 293-302, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572009000200012&script=sci_abstract &tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; MARANHÃO, Damaris Gomes; ABBUD, Ieda; ZURAWSKI, Maria Paula; FERREIRA, Marisa Vasconcelos; AUGUSTO, Silvana. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2019. 419 p.

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; ÁLVAREZ, Amelia. Práticas pedagógicas e a constituição social da memória: proposições, tensões e contradições. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2013. Cap. 2. p. 99-124.

SMOLKA, Ana Luiza B.; GÓES, Maria Cecília R. de; PINO, Angel. A constituição do sujeito: uma questão recorrente. In: WERTSCH, James V.; RIO, Pablo del; ALVAREZ, Amélia (org.). Estudos socioculturais da mente. São Paulo: Artmed, 1998. Cap. 7. p. 143-158.

SMOLKA, Ana Luiza (ed.). Imaginação e criação na infância. In: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. p. 7-135.

SOUZA, Sulivan Ferreira; SOUSA, Aline Marques. A brincadeira em Vigotski: reflexões iniciais sobre o desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. Realize Editora, Campina Grande, v. 7, p. 1-9, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9807/6068. Acesso em: 12 jan. 2021.

SOLON, Lilian de Almeida Guimarães; COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Conversando com criança. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. Perdizes: Cortez Editora, 2008. Cap. 10. p. 204-224.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, p. 23-36, jun. 2008. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch (1932). Problemas de psicología general. Obras Escogidas. Volume II. Madrid: Visor Distribuciones. 1993.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch (1931). Problemas del desarrollo de la psique. Obras Escogidas. Volume III. Madrid: Visor Distribuciones, 1995.

Published

2024-12-18