Crianças, natureza e as sutilezas do cotidiano na escola da infância
sutilezas del cotidiano en la escuela de la infancia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96869Palavras-chave:
Natureza, Sutilezas, Infância, Educação InfantilResumo
Como as plantas bebem água se elas não têm boca? Todas as frutas têm sementes? O feijão vem da panela? Essas foram perguntas que surgiram em interações com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade do Centro de Educação Infantil João Victorino, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, Santa Catarina. Foram essas questões que conduziram toda a investigação e o protagonismo das crianças no processo de aprender e se encantar com os detalhes e as sutilezas de diferentes elementos. A curiosidade das crianças e suas perguntas possibilitaram conectar crianças ao mundo que as cercam e experimentar um processo de perceber a natureza que rodeia os sujeitos e oportunizar a prática do olhar, perceber detalhes e sentir. Um projeto conduzido por perguntas de crianças pequenas, suas curiosidades sobre o mundo, seu protagonismo na pesquisa e investigação e seu encantamento a cada novo achado.
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