Crianças, natureza e as sutilezas do cotidiano na escola da infância

sutilezas del cotidiano en la escuela de la infancia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96869

Palavras-chave:

Natureza, Sutilezas, Infância, Educação Infantil

Resumo

Como as plantas bebem água se elas não têm boca? Todas as frutas têm sementes? O feijão vem da panela? Essas foram perguntas que surgiram em interações com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade do Centro de Educação Infantil João Victorino, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, Santa Catarina. Foram essas questões que conduziram toda a investigação e o protagonismo das crianças no processo de aprender e se encantar com os detalhes e as sutilezas de diferentes elementos. A curiosidade das crianças e suas perguntas possibilitaram conectar crianças ao mundo que as cercam e experimentar um processo de perceber a natureza que rodeia os sujeitos e oportunizar a prática do olhar, perceber detalhes e sentir. Um projeto conduzido por perguntas de crianças pequenas, suas curiosidades sobre o mundo, seu protagonismo na pesquisa e investigação e seu encantamento a cada novo achado.

Biografia do Autor

Letícia Veiga Casanova, Rede Municipal de Ensino de Itajaí

Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou como professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Itajaí, do curso de Pedagogia da Univali e, atualmente, atua no Colégio de Aplicação UNIVALI e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança.

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Publicado

2024-12-18