Niños en la Naturaleza
sutilezas del cotidiano en la escuela de la infancia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96869Palabras clave:
Natureza, Sutilezas, Infância, Educação InfantilResumen
¿Cómo las plantas beben agua si ellas no tienen boca? ¿Todas las frutas tienen semillas? ¿El frijol viene de la sartén? Esas fueron preguntas que surgieron en interacciones con un grupo de niños de 3 y 4 años de edad del Centro de Educación Infantil João Victorino, de la Red Municipal de Enseñanza de Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Fueron esas questões que conduziram toda a investigação e o protagonismo das crianças no processo de aprender e se encantar com os detalhes e as sutilezas da natureza. Possibilitaram, também, trazer a natureza para dentro do espaço da instituição e conduzir um processo de perceber a natureza que rodeia os sujeitos e oportunizar a prática do olhar, perceber detalhes e sentir. Um projeto conduzido por perguntas de crianças pequenas, suas curiosidades sobre o mundo natural, seu protagonismo na pesquisa e investigação e seu encantamento a cada novo achado.
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