Children's creativity: a study from the child's own point of view

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e97086

Keywords:

Child Creativity , Socio-historical, Child Perception, Montessori Method

Abstract

Reflecting on children's creativity brings a new look at the theme, which puts into perspective a creativity closer to its environment and context. The study aimed to identify how children perceive the term creativity and their own creative process. To investigate creativity in this scenario is also to understand child development, especially from a cultural-historical perspective. The study involved 30 students, aged between 6 and 7 years old, from the 1st year of Elementary I, in a school with a Montessori approach, and this factor may influence the children's creativity in the environment. The result showed significant differences between students who already studied at the school, compared to new students, with more playful responses. The conceptions about creativity were diverse, showing a new look on the subject.

Author Biographies

Rayanne Linhares Azevedo, University of Brasília

Doutoranda em Psicologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia de Desenvolvimento Escolar/UnB (2022 - atual) e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental/ UnB (2018). Pós-graduada no Método Montessori (0 a 12 anos)/ Certificação ABEM (março/2022). Psicóloga e Bacharel pela Universidade de Brasília (Unb/2015). Psicóloga Escolar e Professora Universitária de Psicologia. Áreas de conhecimento: Psicologia Escolar, Psicologia do desenvolvimento humano e Interação aluno/professor, criança, família e ensino-aprendizado. Experiência na área de educação, com foco na infância e adolescência. Sólido conhecimento em intervenções preventivas e atendimentos, análise da instituição e meio social, estruturação do ambiente e assistência na relação criança-família-centro de ensino.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza , University of Brasília

possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de l'Education pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Atualmente é Profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Conselheira do CFP, gestão 2017-2019. Conselheira do CRP-01, gestão 2020-2022. Coordena na UnB o PROCAD/Amazônia CAPES/FAPEAM, UFAM, UnB, UNIR. É pesquisadora no CAPES PRINT/UnB, nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e do PSICC.

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, University of Brasília

Pós-doutorado em Educação, na UnB (2024), e em Comunicação e Psicologia na Universidade de Aalborg, na Dinamarca (2017). Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UnB e mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Professor Associado 4 do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Editor associado da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Membro da International Society for the Study of Creativity and Innovation. Líder do grupo de pesquisa Criatividade, Educação e Singularidade. Coordenador do projeto de extensão O desenvolvimento o potencial criativo de jovens aprendizes do Banco do Brasil. Pesquisa sobre processos de colaboração, criatividade e comunicação nos contextos educacional e profissional. Conduz o projeto de pesquisa A importância da singularidade para a criatividade e a poética pessoal em Artes Visuais. De agosto a outubro de 2024, sob financiamento do programa Capes Print, passou três meses na universidade Paris-Cité (Paris-França), com o Prof. Todd Lubart e a equipe do Le laboratoire de Psychologie et dErgonomie Appliquées LAPEA (https://lapea.u-paris.fr), pesquisando sobre criatividade e plataformas de inteligência artificial como Midjourney em contextos educacionais e desenvolvendo métodos de pesquisa. asdru_bal@uol.com.br

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Published

2024-12-18