Criatividade infantil: um estudo sobre o ponto de vista da própria criança
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e97086Palabras clave:
Criatividade infantil, Abordagem Sócio-histórico, Percepção infantil, Método MontessoriResumen
Refletir sobre a criatividade infantil traz um novo olhar sobre a temática, o qual coloca em perspectiva uma criatividade mais próxima do seu ambiente e contexto. O estudo teve o intuito de identificar como a criança percebe o termo criatividade e seu próprio processo criativo. Investigar a criatividade, neste cenário, é, também, conhecer o desenvolvimento infantil, em especial na abordagem sócio-histórico. Participaram do estudo 30 crianças, com idade entre 6 e 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola com metodologia montessoriana, fator ambiental capaz de influenciar a criatividade infantil. O resultado evidenciou diferenças significativas entre alunos que já estudavam na escola e estudantes novos, autores de respostas mais lúdicas. As concepções sobre criatividade foram diversas, mostrando um novo olhar sobre a temática.
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