Representações sociais de professoras/es de educação física: reflexões e ressignificações a partir da formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e97569

Palavras-chave:

Representações sociais, Formação Continuada, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo analisa as representações sociais de docentes sobre a formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-interpretativa, que utilizou a entrevista semiestruturada como fonte na produção dos dados. As/Os participantes do estudo são 21 professoras/es integrantes do processo de formação continuada realizado por meio da relação colaborativa entre universidade e Educação Infantil. Recorreu-se à Análise de Conteúdo em articulação com o software Iramuteq, que contribuiu para a produção da nuvem de palavras e para a análise de similitudes. Os resultados indicam que: a) o modelo de formação adotado, que reconhece o protagonismo das/os professoras/es, retira as/os docentes da condição de invisibilidade social; b) o reconhecimento do/a professor/a como pesquisador da própria prática contribuiu para superar a visão sobre as/os docentes como meros reprodutores de conhecimentos; c) a escrita possibilitou, mediante um processo de discussão coletiva, a reflexão e a ressignificação da própria prática pedagógica.

Biografia do Autor

Laura Helmer Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação Física, Vitória/ES – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Grupo de Pesquisa NAIF – Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres.

Alexandre Freitas Marchiori, Instituto Federal de Educação

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007); Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008); Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012); e Doutorado em Educação Física pelo PPGEF - UFES (2022). Atualmente é Coordenador do curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", DEAD/IFRR e Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). É membro do Núcleo de Aprendizagens das Infâncias e seus Fazeres - NAIF (CEFD -UFES). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Formação Docente, Educação Inclusiva e Autismo.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1996); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2019). Professor Associado III do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua nos cursos de licenciatura e bacharelado (graduação); mestrado acadêmico e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas da Educação Física com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Formação inicial e continuada em Educação Física; Cultura popular e educação para as relações étnico-raciais. Coordenou o PIBID em Educação Física da UFES de 2013 a 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2018. Membro do Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos da UFES desde 2016, onde, atualmente, exerce a função de Coordenador Adjunto. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fapes. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES desde 2024. Mestre de Capoeira pelo Grupo Beribazu.

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Publicado

2024-12-18