Other ways of wording: how is a thesis with children born?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98154

Keywords:

Research, Child, Ethic, Feedback

Abstract

To (dis)inform and unmold words accustomed to the harshness of science, we chose to narrate, as a literary genre, how a research thesis with children is born. It was a poetic exercise that made us perform with/in other languages. Choosing to narrate a doctoral thesis emerged as a proposal of feedback on the research to the children. Thus, we sought to share along the lines of this article, with support from Gonçalves (2018), ways of wording through a poetic-scientific essay. Thus, we moved along the path of first-person writing in which the narrator-character is the thesis itself, the object that becomes a person, in a script in which poetry and science are amalgamated. In the arrangements for scientific research up to the moment of its defense, we sought to present a narrative that concerns how a research thesis with children is born, and that mobilizes us to think about how to communicate a thesis to children, that is, presenting the results for the research collaborators.

Author Biographies

Déborah Helenise Lemes de Paula, Prefeitura Municipal de Curitiba

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutora em Educação pela UFPR (2023). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Educamovimento/NEPIE-UFPR. Mãe de três. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Têm experiência na formação de professores através do programa PIBID-UFPR, supervisão de estágio acadêmico e formações nas modalidades presencial e online. Atua nos seguintes temas: pesquisa com criança e suas infâncias, estudos do corpo, corpo criança em movimento na educação de crianças pequenas, Parkour e brincadeiras em contexto de aventura.

Marynelma Camargo Garanhani, UFPR

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: linguagem, corpo e estética na educação). Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é líder. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização (lato-sensu) em Educação Física Escolar da UFPR. Atuou como Coordenadora do Programa LICENCIAR da UFPR. Tem experiência nas áreas de ESTUDOS DO CORPO E MOVIMENTO e também ESTUDOS DA CRIANÇA. Atua nos seguintes temas: corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.

References

BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior que o mundo. 1ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. 1ed. São Paulo: Editora G. Gilli, 2013.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; MACHADO, Sandro. Pauta ético-metodológica em discussões sobre pesquisa com (sobre/para) crianças na Educação Infantil. In: CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Percursos investigativos em pesquisas com (sobre/para) crianças na Educação Infantil. Porto Alegre: Cirkula, 2022. p.25-56.

CUNHA, Maria Isabel da. CONTA-ME AGORA! as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Fac. Educ. São Paulo, v.23, n.1/2, p.185-195, jan/dez. 1997.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Apresentação: os trabalhos da memória. In: BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: EDUSP, 1987.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; SALVA, Sueli; PINHEIRO, Leandro Rogério; PIRES, Lucas Alexandre. A pesquisa com/sobre/para crianças - descolonizando o olhar e a escuta: uma conversa com Ana Lúcia Goulart de Faria. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. e62/ 1–25, 2022. DOI: 10.5902/1984644470256. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70256. Acesso em: 2 jan. 2024.

FERRAZ, Eucanaã. Posfácio: Água de beber: Água viva. In: LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2020. Edição do Kindle.

GONÇALVES, Jean Carlos. Um assalto em São Luís/MA e outros fatos sobre mim: reflexões bakhtinianas sobre a formação estética do professor. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 2, p. 159-170, 2018.

JAMES, Allison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. O Corpo e a Infância. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (org). Filosofia e Infância: Possibilidades de um encontro. Petrópolis, Vozes, 1999. p.207-239.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, jan/abri, 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016.

LE BRETON, David. Antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2019.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Parkour: corpo e espaço reescrevem o sujeito. Línguas e Instrumentos Linguísticos, n.34, p.75-87, jul./dez., 2014.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2012.

PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017. Edição Kindle.

PAULA, Déborah Helenise Lemes de. Percursos de movimento no espaço da casa: narrativas do corpo criança. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2023. 222f.

SANTIN, Silvino. O corpo simplesmente corpo. Movimento, v.7, nº15, p.57-73, 2001. DOI: 10.22456/1982-8918.2623.

SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. 2ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade. Campinas, São Paulo, v. 26, n. 91, p. 361-378, mai./ago. 2005. DOI: 10.1590/S0101-73302005000200003.

SCRAMINGNON, Gabriela. A pesquisa também é das crianças: o retorno ao campo como resposta responsável In: KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P.B.; BARBOSA, Silvia Néli Falcão. Ética: Pesquisa e práticas com crianças na educação infantil. Campinas: Papirus, 2020. p.64-90. Edição Kindle.

Published

2024-12-18