FUNDAMENTOS TEÓRICO-DIDÁCTICOS PARA EL TRABAJO PEDAGÓGICO CON NIÑOS MENORES DE SEIS AÑOS: PRINCIPIOS DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98203

Palabras clave:

Educación Infantil. Broma. Imaginación.

Resumen

El artículo analiza la relación entre el desarrollo infantil y la actividad del juego de roles sociales. El análisis aporta elementos orientadores para la organización de prácticas encaminadas al máximo desarrollo humano en la infancia, considerando las regularidades de los procesos psíquicos superiores involucrados, anclados en el principio de que éstos se basan en la relación dialéctica entre un sistema complejo de funciones y el entorno social. . La metodología de estudio consistió en una revisión bibliográfica, basada en el método genético histórico, que apunta al juego como una actividad que permite al niño actuar en el plano imaginario y en el plano real, sin perder la unidad entre ellos. El potencial de esta actividad orientadora del desarrollo califica su inclusión en el currículo escolar infantil, no sólo como una situación lúdica, sino como una actividad de creación simbólica de sentidos y significados culturales y sociales por parte del niño.

Biografía del autor/a

Selma Aparecida Ferreira da Costa, Universidade de Uberaba

Realiza estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (2023) com financiamento Capes/Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - Uniube. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar. Graduada em Letras Português/Espanhol, Pedagogia. Professora no Departamento de Formação Profissional de Professores desta cidade. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos processos de ensino aprendizagem e aquisição da Linguagem Escrita.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidad Estatal Paulista

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP. Possui Graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2005) e Livre-docência em "Docência na Educação Infantil" pela mesma Universidade (2022). Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão junto ao Departamento de Didática da FFC, desenvolvendo ações no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro dos Grupos de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural" e "CRIA", cadastrados junto ao CNPq.

Citas

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Publicado

2024-12-18