Fundamentos teórico-didáticos para o trabalho pedagógico com crianças menores de seis anos: princípios da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98203

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincadeira, Imaginação

Resumo

O artigo discute a relação entre o desenvolvimento infantil e a atividade da brincadeira de papéis sociais. A análise traz elementos orientadores para a organização de práticas voltadas para o máximo desenvolvimento humano na infância, considerando as regularidades dos processos psíquicos superiores envolvidos, ancorados no princípio de que estes se apoiam na relação dialética entre um complexo sistema de funções e o meio social. A metodologia utilizada neste artigo constituiu-se de uma revisão bibliográfica, a partir de uma pesquisa experimental desenvolvida, fundamentada no método histórico genético, que aponta para a brincadeira como atividade que possibilita à criança agir no plano imaginário e no plano real, sem perder a unidade entre eles. A potencialidade desta atividade guia do desenvolvimento qualifica sua inserção no currículo escolar da infância, não apenas como situação lúdica, mas, como atividade de criação simbólica de sentidos e significados culturais e sociais pela criança.

Biografia do Autor

Selma Aparecida Ferreira da Costa, Universidade de Uberaba

Realiza estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (2023) com financiamento Capes/Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - Uniube. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar. Graduada em Letras Português/Espanhol, Pedagogia. Professora no Departamento de Formação Profissional de Professores desta cidade. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos processos de ensino aprendizagem e aquisição da Linguagem Escrita.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP. Possui Graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2005) e Livre-docência em "Docência na Educação Infantil" pela mesma Universidade (2022). Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão junto ao Departamento de Didática da FFC, desenvolvendo ações no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro dos Grupos de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural" e "CRIA", cadastrados junto ao CNPq.

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Publicado

2024-12-18