Fundamentos teórico-didáticos para o trabalho pedagógico com crianças menores de seis anos: princípios da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98203Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincadeira, ImaginaçãoResumo
O artigo discute a relação entre o desenvolvimento infantil e a atividade da brincadeira de papéis sociais. A análise traz elementos orientadores para a organização de práticas voltadas para o máximo desenvolvimento humano na infância, considerando as regularidades dos processos psíquicos superiores envolvidos, ancorados no princípio de que estes se apoiam na relação dialética entre um complexo sistema de funções e o meio social. A metodologia utilizada neste artigo constituiu-se de uma revisão bibliográfica, a partir de uma pesquisa experimental desenvolvida, fundamentada no método histórico genético, que aponta para a brincadeira como atividade que possibilita à criança agir no plano imaginário e no plano real, sem perder a unidade entre eles. A potencialidade desta atividade guia do desenvolvimento qualifica sua inserção no currículo escolar da infância, não apenas como situação lúdica, mas, como atividade de criação simbólica de sentidos e significados culturais e sociais pela criança.
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