Experiências entre corpo e brincar
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98572Mots-clés :
Criança, Experiência, Corpo, BrincarRésumé
Este texto traz duas incursões fenomenológicas vivenciadas durante um estágio doutoral em Berlim, em 2020, ano de início da pandemia da Sars-CoV-2. O objetivo é significar as potencialidades de resistência e compreensão do mundo pela criança através do brincar, entendido aqui como uma forma expressiva e potente de lidar com a realidade e reinventá-la. Como ponto de partida traço um sucinto panorama de como a Alemanha enfrentou o início da pandemia, no sentido de situar este contexto entre dois elementos cadenciados na experiência, corpo e brincar. Nas sessões seguintes, as brincadeiras criadas por Nina mostram brechas que possibilitam formas concretas de contestação da realidade através do brincar. Em seguida escrevo um pouco do que pude “captar” dessas experiências com auxílio de Merleau-Ponty (1999), Manoel de Barros (2010a, 2010b), Milton Santos (1997;1999), dentre outros. Ao fim, uma proposta de conclusão, acenando para o brincar como força subversiva e transformadora da criança.
Références
ANDRESEN, Sabine; LIPS, Anna; MÖLLER, Renate; RUSACK, Tanja; SCHRÖER, Wolfgang; THOMAS, Severine; WILMES, Johanna. Kinder, Eltern und ihre Erfahrungen während der Corona Pandemie. Erste Ergebnisse der bundesweiten Studie KiCo. Hildesheim: Universitätsverlag Hildesheim, 2020.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010a.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta, 2010b.
BARROS, Robertha Georgya Galdino de. Infâncias urbanas e experiências de cidadania a partir do espaço público. Tese de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, 2023.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a Criança, o Brinquedo, a Educação. São Paulo: Summus, 1984.
BRUM, Eliane. O que significa cuidar de um filho numa pandemia? 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-02-04/o-que-significa-cuidar-de-um-filho-numa-pandemia.html Acesso em: 04 de julho de 2024.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oiliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo, Editora 34: 1996.
DIAS, Marina; FERREIRA, Bruna. Espaços públicos e infâncias urbanas: a construção de uma cidadania contemporânea. Revista Brasileira de Estudos Urbanos Regionais, v. 17, n. 3, p. 118-133, set./dez. 2015.
FRÖBELS, Friedrich. Konzeption einer Pädagogik der frühen Kindheit, in: Fthenakis, W. E.; Textor, M. R. (Orgs.). Pädagogische Ansätze im Kindergarten, Weinheim/Basel, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção (tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura). 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ROSA, Thaís Troncon. Experiência, espaço urbano, pobreza: construindo algumas questões. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 2, p. 86-108, 2013.
SALES DA SILVA, Márcio. O devir-criança em três tempos: Heráclito, Nietzsche e Deleuze. Disponível em: https://casamontealegre.com.br/o-devir-crianca-em-tres-tempos-heraclito-nietzsche-e-deleuze/. Acesso em: 04 de julho de 2024.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SCHEUERL, Hans. Das Spiel. Untersuchungen über sein Wesen, seine pädagogischen Möglichkeiten und Grenzen. Hin., 240 S., Verlag Julius Beltz, Weinheim/Berlin 1954.
SCHNEIDEWIND, Uwe; BAEDEKER, Carolin; BIERWIRTH, Anja; CAPLAN, Anne; HAAKE, Hans. “Näher“ – “Öffentlicher“ – “Agiler“. Eckpfeiler einer resilienten “PostCoronaStadt“. Zukunftsimpuls Nr.14. Wuppertal: Wuppertal Institut, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
