Experiences with arts in Child Education: teaching provocation(s)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98604

Keywords:

Early Childhood Education, Arts, Teaching Provocations, Feelings, Emotions

Abstract

We problematize some experiences with arts in a Child Education class (children aged 5 to 6), as of teaching provocations. Teaching actions and provocations are described, produced in an experience, involving aesthetic experiences, with some approximation of the triangular approach: a) contextualization and critical reading: talk and hearing about the children’s interests; b) Reading the book: video: “Swan Lake”; ballerinas’ images; c) Artistic practice: rounds of conversation; choreography organization; dance moves videos; dance presentation. It can be concluded that the experiences involving the arts through teaching provocations, produced meaningful moments for the children, enabling imagination, appreciation, dialogue, fantasy, and the exploration of feelings and emotions.

Author Biographies

Daniela Cezar Cruz, Escola Municipal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia (1997) e Geografia (1987), Especialização em Educação Infantil (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é vice-diretora da EMEI Sinos de Belém, da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. 

Marta Cristina Pozzobon, Federal University of Pelotas

Licenciada em Pedagogia e Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (IE - ULisboa), na temática Estudo de Aula, com orientação do professor Dr. João Pedro da Ponte. Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e nos Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Atuou em escolas de redes municipais, estaduais e privadas com a Educação Básica e no Ensino Superior nos cursos de Matemática, Física e Pedagogia. Líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM/CNPq e participante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/CNPq) e Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq). Investiga as seguintes temáticas: formação inicial e continuada e docência(s) de professores que ensinam Matemática e de professores de Matemática e currículo(s) de Matemática.

References

BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda. Pereira. (Orgs). A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], p. 20-28, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio. 2016.

BREDARIOLLI, Rita. Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. (Orgs.). A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, p. 27-42, 2010.

CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. São Paulo: Artmed, 2011.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo. Martins Fonte, 2010.

GANDINI, Leilla; HILL, Lynn, CADWELL, Louise; SCHWALL; Charles. O papel dos ateliês na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2012.

HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. Publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.

HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte Editora, 2020.

INFANTINO, Agnese; ZUCCOLI, Franca. A arte e as crianças: caminhos a explorar, linguagens a experimentar e um mundo todo à espera de ser descoberto. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva.; WESCHENFELDER, Noeli Valentina. (Org). Pedagogia das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: UFSM, Centro de Educação, p.179-191, 2016.

Kramer Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], n. 116, jul., 2002.

LÜDKE, Menga; André, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, Brasília, v. 5, n. 31, 1986.

MARQUES, Isabel. Corpos e dança na educação infantil. In: GOBBI, Monica Appezzato; PINAZZA, Márcia Aparecida. (Orgs.) Infâncias e suas linguagens. São Paulo: Cortez, p. 73-93, 2014.

PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PILLAR, Analice Dutra, Leitura e releitura. In: PILLAR, Analice Dutra (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, p. 9-21, 2001.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

SILVA, Jarlisse Nina Beserra da et al. A utilização de imagens na educação infantil e os estereótipos de gênero. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 8, p. 7560-7583, 2023.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e potencial do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.

Published

2024-12-18