Vivências/experiências com a arte na educação infantil: provoca(ações) docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98604

Palavras-chave:

Educação Infantil, Arte, Provocações Docentes, Fantasia, Imaginação

Resumo

Problematiza-se algumas vivências e experiências com as artes em uma turma de Educação Infantil (crianças de 5 e 6 anos), a partir das provocações docentes. Descreve-se as ações e provocações docentes, produzidas em uma vivência, envolvendo as experiências estéticas, com algumas aproximações da abordagem triangular: a) contextualização e leitura crítica: conversa e escuta dos interesses das crianças; Leitura da obra: vídeo: “O Lago dos Cisnes”; imagens de bailarinas; c) Fazer artístico: rodas de conversa; organização da coreografia; vídeos de passos de dança; apresentação da dança. Conclui-se que as vivências e as experiências envolvendo as artes, mediante as provocações docentes, produziram momentos significativos para as crianças, possibilitando a imaginação, a apreciação, o diálogo, a fantasia e a exploração de sentimentos e emoções.

Biografia do Autor

Daniela Cezar Cruz, Escola Municipal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia (1997) e Geografia (1987), Especialização em Educação Infantil (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é vice-diretora da EMEI Sinos de Belém, da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. 

Marta Cristina Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia e Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (IE - ULisboa), na temática Estudo de Aula, com orientação do professor Dr. João Pedro da Ponte. Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e nos Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Atuou em escolas de redes municipais, estaduais e privadas com a Educação Básica e no Ensino Superior nos cursos de Matemática, Física e Pedagogia. Líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM/CNPq e participante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/CNPq) e Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq). Investiga as seguintes temáticas: formação inicial e continuada e docência(s) de professores que ensinam Matemática e de professores de Matemática e currículo(s) de Matemática.

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Publicado

2024-12-18