Vivências/experiências com a arte na educação infantil: provoca(ações) docentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98604Palavras-chave:
Educação Infantil, Arte, Provocações Docentes, Fantasia, ImaginaçãoResumo
Problematiza-se algumas vivências e experiências com as artes em uma turma de Educação Infantil (crianças de 5 e 6 anos), a partir das provocações docentes. Descreve-se as ações e provocações docentes, produzidas em uma vivência, envolvendo as experiências estéticas, com algumas aproximações da abordagem triangular: a) contextualização e leitura crítica: conversa e escuta dos interesses das crianças; Leitura da obra: vídeo: “O Lago dos Cisnes”; imagens de bailarinas; c) Fazer artístico: rodas de conversa; organização da coreografia; vídeos de passos de dança; apresentação da dança. Conclui-se que as vivências e as experiências envolvendo as artes, mediante as provocações docentes, produziram momentos significativos para as crianças, possibilitando a imaginação, a apreciação, o diálogo, a fantasia e a exploração de sentimentos e emoções.
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