O grande e maravilhoso livro das famílias: reflexões sobre a infância e os diferentes arranjos familiares contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98940

Palavras-chave:

Educação, Literatura, Infância, Família, Contemporaneidade

Resumo

Este texto objetiva analisar e refletir a obra literária de Mary Hoffman e suas contribuições para o processo de compreensão dos diversos arranjos familiares constituídos na contemporaneidade. As reflexões se deram a partir das atividades relacionadas ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da respectiva universidade. A metodologia é um estudo bibliográfico e análise literária pelos limiares de autores contemporâneos que dialogam com esta temática envolvente. Desse modo, se faz pertinente um trabalho educativo e de ensino que se inicia na responsabilidade primeira da família de orientar e esclarecer à criança sobre a realidade familiar vivida e, em sequência a escola e ao trabalho docente envolvido pelo comprometimento com a formação humana da criança, pelo viés da ampliação do olhar acerca dos arranjos familiares constituídos na sociedade atual.

Biografia do Autor

Roberta Franciele Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Londrina). Londrina, Brasil

Marta Regina Furlan , Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (PPEdu/UEL) . Atuou como Professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Conselho Editorial e Científico da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021). É Coordenadora do Projeto CRITinfância - Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil, em que realiza ações que visam a reflexão crítica, pedagógica e da intencionalidade na educação infantil. É Editora Chefe da Revista Educação em Análise. É Líder do Grupo de Pesquisa "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" e membro dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação", "Hannah Arendt e a filosofia política contemporânea", "Infância, Educação Infantil e Formação de Professores" da UEL, dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade", "Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura" da UNESP, do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade" da UNESC, todos credenciados no CNPq.

Eduardo Augusto Farias, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação. Mestre em Serviço Social e Política Social. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla. Especialista em Serviço Social e Intervenção Profissional. Graduado em Serviço Social. Licenciado em Sociologia. Foi Assistente Social concursado da Prefeitura Municipal de São João do Ivaí - PR, exercendo suas funções no CRAS equipamento que recebeu o incentivo de CRAS nota 10 pelo IDCRAS-SUAS no período de 3 anos em que esteve atuando. Foi Conselheiro Municipal de Assistência Social na função de Secretário Executivo de 2011 à julho de 2013, foi Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2011 até março de 2012, vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, desde novembro de 2013 até maio de 2015, Conselheiro da Comunidade da Comarca de São João do Ivaí desde 2012 até maio de 2015 e Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2011 até maio de 2015. Foi Coordenador do CRAS de Faxinal/PR nos períodos de 2016 a 2017. Foi Professor Assistente (Temporário) do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá - UEM - Campus Regional do Vale do Ivaí ministrando as disciplinas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II; Pesquisa em Serviço Social; Tópicos Avançados em Serviço Social I (Família, Gênero, Direitos Humanos, Questão Étnico-Racial); Tópicos Avançados em Serviço Social II (Pessoa com deficiência, Empresa, Terceiro Setor); Políticas Setoriais e Serviço Social II (Idoso, Educação); Gestão Social e Planejamento em Serviço Social; Classes e Movimentos Sociais e Metodologia do Trabalho Científico. É autor dos livros A entrega do (a) filho (a) à adoção: realidade e desafios a atendimento profissional (2020), "Trabalhando com pessoas com deficiências e suas famílias: a caminho de perspectivas mais inclusivistas" (2021), coautor do livro "Para entender o Enegrecer: glossário afrocentrado" (2021) e co-organizador do livro "A atenção às pessoas com autismo e suas famílias: um abraço interdisciplinar", publicados pela Nova Práxis Editorial. Autor de vários artigos, suas áreas de atuação e pesquisa envolvem o campo da Educação Inclusiva, Antirracismo, Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA, Adoção e Rede Intersetorial de Trabalho com Famílias. Avaliador/Parecerista na REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA; na REVISTA CRIAR EDUCAÇÃO; na DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO e na REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. É membro do Comitê Editorial e Científico da Nova Práxis Editorial.

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Publicado

2024-12-18