The big and wonderful book of the families: reflections about Childhood and different contemporary familiar arrangements

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98940

Keywords:

Education, Literature, Childhood, Family, Contemporaneity

Abstract

This essay aims to reflect on the literary work of Mary Hoffman and her contributions to the process of comprehension of the different familiar arrangements formed in contemporaneity. The reflections came from activities related to the Post graduate Program - Masters on Education by the State University of Londrina and the participation in the Group of Studies and Research in Education, Childhood, and Critical Theory of the mentioned university. The methodology is a bibliographic study and literary analysis through the threshold of contemporary authors that dialogue with this involving themes. Therefore, educational work is relevant and starts in the primary responsibility of the family on guide and explains to the child about the familiar reality lived, and then to the school and teaching work involved by the commitment with the education of the human child at the bias of the ampliation of the view about the familiar arrangements formed in contemporary society.

Author Biographies

Roberta Franciele Silva, Londrina State University

Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Londrina). Londrina, Brasil

Marta Regina Furlan , Londrina State University

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (PPEdu/UEL) . Atuou como Professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Conselho Editorial e Científico da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021). É Coordenadora do Projeto CRITinfância - Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil, em que realiza ações que visam a reflexão crítica, pedagógica e da intencionalidade na educação infantil. É Editora Chefe da Revista Educação em Análise. É Líder do Grupo de Pesquisa "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" e membro dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação", "Hannah Arendt e a filosofia política contemporânea", "Infância, Educação Infantil e Formação de Professores" da UEL, dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade", "Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura" da UNESP, do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade" da UNESC, todos credenciados no CNPq.

Eduardo Augusto Farias, Londrina State University

Doutorando em Educação. Mestre em Serviço Social e Política Social. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla. Especialista em Serviço Social e Intervenção Profissional. Graduado em Serviço Social. Licenciado em Sociologia. Foi Assistente Social concursado da Prefeitura Municipal de São João do Ivaí - PR, exercendo suas funções no CRAS equipamento que recebeu o incentivo de CRAS nota 10 pelo IDCRAS-SUAS no período de 3 anos em que esteve atuando. Foi Conselheiro Municipal de Assistência Social na função de Secretário Executivo de 2011 à julho de 2013, foi Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2011 até março de 2012, vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, desde novembro de 2013 até maio de 2015, Conselheiro da Comunidade da Comarca de São João do Ivaí desde 2012 até maio de 2015 e Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2011 até maio de 2015. Foi Coordenador do CRAS de Faxinal/PR nos períodos de 2016 a 2017. Foi Professor Assistente (Temporário) do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá - UEM - Campus Regional do Vale do Ivaí ministrando as disciplinas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II; Pesquisa em Serviço Social; Tópicos Avançados em Serviço Social I (Família, Gênero, Direitos Humanos, Questão Étnico-Racial); Tópicos Avançados em Serviço Social II (Pessoa com deficiência, Empresa, Terceiro Setor); Políticas Setoriais e Serviço Social II (Idoso, Educação); Gestão Social e Planejamento em Serviço Social; Classes e Movimentos Sociais e Metodologia do Trabalho Científico. É autor dos livros A entrega do (a) filho (a) à adoção: realidade e desafios a atendimento profissional (2020), "Trabalhando com pessoas com deficiências e suas famílias: a caminho de perspectivas mais inclusivistas" (2021), coautor do livro "Para entender o Enegrecer: glossário afrocentrado" (2021) e co-organizador do livro "A atenção às pessoas com autismo e suas famílias: um abraço interdisciplinar", publicados pela Nova Práxis Editorial. Autor de vários artigos, suas áreas de atuação e pesquisa envolvem o campo da Educação Inclusiva, Antirracismo, Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA, Adoção e Rede Intersetorial de Trabalho com Famílias. Avaliador/Parecerista na REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA; na REVISTA CRIAR EDUCAÇÃO; na DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO e na REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. É membro do Comitê Editorial e Científico da Nova Práxis Editorial.

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Published

2024-12-18