Happy child program: childhood service and early education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99056

Keywords:

Early Childhood Education, Educational Policies, Happy Child Program

Abstract

The present article investigates public policies for childhood in Brazil through the analysis of the Happy Child Program. The aim is to analyze current public policies for childhood and the implementation of the Happy Child Program in order to inquire about its relationship with early childhood education. The research problem is framed by the following guiding questions: What are the processes of formulating current policies for childhood present in the Happy Child Program? What are the possibilities or inconsistencies contained in the Happy Child Program and its relationship with the role of Early Childhood Education in the country? The research prioritized theoretical and documentary investigation on childhood policies in Brazil. The results highlighted the overlap of the Happy Child Program with other existing policies and actions in the fields of health and social assistance, with a strong alignment with neoliberal principles of reducing the State through low-cost actions, transferring social responsibility to the private sector and civil society, discouragement towards the poor population, and intensification of social control.

Author Biographies

Leandro Miranda Sincero, State University of Maringá

Graduado em Letras - Português/Espanhol (2024) pelo Centro Universitário Faveni, em Pedagogia (2017) e em Serviço Social (2013) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Educação na linha de Políticas Públicas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE / UEM). Integrante do GEPEFI / CNPq - Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Tem experiência na área de Serviço Social, Educação Especial, Docência na Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Profissionalizante, Formação de Docentes, Educação de Jovens e Adultos, bem como na área de Gestão escolar. Atualmente desenvolve estudos na linha de pesquisa em Políticas Educacionais, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais, Relação público e privada e Plataformização da Educação. 

Jani Alves da Silva Moreira, State University of Maringá

Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), financiado pela CAPES, com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha, financiado pela Fundação Araucária. Possui Doutorado em Educação (2012), Mestrado em Educação (2006) e graduação em Pedagogia (1997). Realizou estágio de doutoramento sanduíche financiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas, orientando alunos no Mestrado e Doutorado. É membro do Comitê Editorial Nacional das Revistas: Revista Imagens da Educação (RIE) ISSN 2179-8427, Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade RIET (ISSN - 2676-0355). Membro do Comitê Internacional da Revista de Investigaciones de la Universidad Católica de Manizales (ISSN: 2539-5122ISSN-e: 0121-067X), Editora Executiva para a América Latina da RIAEE - Revista Iberoamericana de estudos em Educação-Unesp-Marília (e-ISSN: 1982-5587). Membro do Conselho Editorial de Livros da EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá (Portaria n. 08/2022-EDUEM). É Líder do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Atuou como Assessora Especial da Pró-reitoria de Ensino da UEM (Portaria n. 1053/2020-GRE) e Coordenadora Geral do PROINTE - Programa de Integração Estudantil da UEM (Portaria n. 12/2021-GRE). Foi chefe-adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM (2017-2019). Foi Coordenadora da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) (2015-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais e a relação público e privado; Políticas para Valorização e Formação de professores e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil. Atuou por vários anos na Educação Básica como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Pública estadual, municipal e Rede Privada de ensino, como também, foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental. É Coordenadora de dois Convênios de Cooperação Internacional, firmados entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidad Católica de Manizales (UCM) e a Corporación Universitaria para el Desarrollo Empresarial ySocial (CUDES), na Colômbia. Atualmente é Coordenadora do Projeto de Chamada Universal CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa A - Grupos Emergentes - POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E COLÔMBIA: o fenômeno da plataformização no contexto da indústria 4.0 (Processo[405633/2023-8] ). É Bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Programa de Educação Tutorial, exercendo a função de Tutora do Grupo PET Pedagogia. Me autodeclaro uma pessoa parda.

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Published

2024-12-18