Programa Criança Feliz: atendimento à infância e educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99056

Palabras clave:

Educação Infantil, Políticas Educacionais, Programa Criança Feliz

Resumen

O presente artigo tem como tema de investigação as políticas públicas para a infância no Brasil a partir da análise do Programa Criança Feliz. O objetivo é analisar as políticas públicas para a infância na atualidade e a implantação do Programa Criança Feliz a fim de inquirir sobre a sua relação com a educação infantil. Como problema de pesquisa elegeu-se as seguintes questões norteadoras: Quais os processos de formulação das políticas atuais para a infância presentes no Programa Criança Feliz? Quais as possibilidades ou incoerências contidas no Programa Criança Feliz e sua relação com o papel da Educação Infantil no país? A pesquisa priorizou investigação teórica e documental sobre as políticas para a infância no Brasil. Os resultados evidenciaram a superposição do Programa Criança Feliz diante de outras políticas e ações já existentes na área da saúde e assistência social, com intensa aproximação com os princípios neoliberais de redução do Estado a partir de ações de baixo custo, repasse de responsabilidade social para o setor privado e sociedade civil, desalento com a população pobre e intensificação do controle social.

Biografía del autor/a

Leandro Miranda Sincero, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Letras - Português/Espanhol (2024) pelo Centro Universitário Faveni, em Pedagogia (2017) e em Serviço Social (2013) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Educação na linha de Políticas Públicas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE / UEM). Integrante do GEPEFI / CNPq - Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Tem experiência na área de Serviço Social, Educação Especial, Docência na Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Profissionalizante, Formação de Docentes, Educação de Jovens e Adultos, bem como na área de Gestão escolar. Atualmente desenvolve estudos na linha de pesquisa em Políticas Educacionais, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais, Relação público e privada e Plataformização da Educação. 

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), financiado pela CAPES, com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha, financiado pela Fundação Araucária. Possui Doutorado em Educação (2012), Mestrado em Educação (2006) e graduação em Pedagogia (1997). Realizou estágio de doutoramento sanduíche financiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas, orientando alunos no Mestrado e Doutorado. É membro do Comitê Editorial Nacional das Revistas: Revista Imagens da Educação (RIE) ISSN 2179-8427, Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade RIET (ISSN - 2676-0355). Membro do Comitê Internacional da Revista de Investigaciones de la Universidad Católica de Manizales (ISSN: 2539-5122ISSN-e: 0121-067X), Editora Executiva para a América Latina da RIAEE - Revista Iberoamericana de estudos em Educação-Unesp-Marília (e-ISSN: 1982-5587). Membro do Conselho Editorial de Livros da EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá (Portaria n. 08/2022-EDUEM). É Líder do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Atuou como Assessora Especial da Pró-reitoria de Ensino da UEM (Portaria n. 1053/2020-GRE) e Coordenadora Geral do PROINTE - Programa de Integração Estudantil da UEM (Portaria n. 12/2021-GRE). Foi chefe-adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM (2017-2019). Foi Coordenadora da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) (2015-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais e a relação público e privado; Políticas para Valorização e Formação de professores e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil. Atuou por vários anos na Educação Básica como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Pública estadual, municipal e Rede Privada de ensino, como também, foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental. É Coordenadora de dois Convênios de Cooperação Internacional, firmados entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidad Católica de Manizales (UCM) e a Corporación Universitaria para el Desarrollo Empresarial ySocial (CUDES), na Colômbia. Atualmente é Coordenadora do Projeto de Chamada Universal CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa A - Grupos Emergentes - POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E COLÔMBIA: o fenômeno da plataformização no contexto da indústria 4.0 (Processo[405633/2023-8] ). É Bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Programa de Educação Tutorial, exercendo a função de Tutora do Grupo PET Pedagogia. Me autodeclaro uma pessoa parda.

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Publicado

2024-12-18