Auxiliares de classe e a construção do “não lugar” profissional na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99444Palavras-chave:
Auxiliar de classe, Educação Infantil, “Não lugar” profissionalResumo
A divisão entre auxiliares de classe e professores na Educação Infantil se dá nos aspectos profissionais, e reforça a separação do binômio cuidar-educar. Assim, objetivou-se identificar e analisar quais aspectos influenciam a construção do “não lugar” profissional dos auxiliares de classe da Educação Infantil. Desse modo, foi possível perceber que o “não lugar” se constitui na ocupação da função de auxiliar pela busca de estabilidade e pela inexistência de uma definição do que se configura tal função, além da dificuldade de construção de uma identidade coletiva, que impossibilita a constituição e o reconhecimento social da categoria. Por fim, a construção do “não lugar” profissional do auxiliar, reafirma o lugar dos professores nesta etapa da educação e evidencia a necessidade da superação da divisão social do trabalho entre quem cuida e quem educa.
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