Auxiliares de classe e a construção do “não lugar” profissional na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99444

Palavras-chave:

Auxiliar de classe, Educação Infantil, “Não lugar” profissional

Resumo

A divisão entre auxiliares de classe e professores na Educação Infantil se dá nos aspectos profissionais, e reforça a separação do binômio cuidar-educar. Assim, objetivou-se identificar e analisar quais aspectos influenciam a construção do “não lugar” profissional dos auxiliares de classe da Educação Infantil. Desse modo, foi possível perceber que o “não lugar” se constitui na ocupação da função de auxiliar pela busca de estabilidade e pela inexistência de uma definição do que se configura tal função, além da dificuldade de construção de uma identidade coletiva, que impossibilita a constituição e o reconhecimento social da categoria. Por fim, a construção do “não lugar” profissional do auxiliar, reafirma o lugar dos professores nesta etapa da educação e evidencia a necessidade da superação da divisão social do trabalho entre quem cuida e quem educa.

Biografia do Autor

Livia Karen Figueredo de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores - CFP. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID, no subprojeto Organização do Trabalho Pedagógico Educação Infantil e Classes Multisseriadas. Especialista em Educação Infantil pela Faveni. Mestre em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL).

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGEDU/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB); Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB. Endereço eletrônico: lucia.trindade@uesb.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3655-9124

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Publicado

2024-12-18