Educação Física na Educação Infantil: Reflexões a partir da perspectiva da Docência Compartilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99973

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Docência Compartilhada

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir acerca da atuação de professoras/es de educação física no âmbito da educação infantil, considerando a perspectiva da docência compartilhada e o contexto da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. As discussões apresentadas versam sobre a caracterização da docência compartilhada na educação infantil; os desafios da docência compartilhada no cotidiano pedagógico; assim como a docência compartilhada e as especificidades da educação física na educação infantil. As reflexões propostas indicam a necessidade de a educação física compor o projeto institucional das unidades educativas, evidenciando sua coerência com as orientações curriculares da primeira etapa da educação básica, sendo pautada pelos diálogos entre profissionais docentes, o compartilhamento da documentação pedagógica, o acompanhamento e avaliação contínuos.

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Publicado

2024-12-18