A qualidade da educação infantil e a sua relação com os planos municipais de educação: uma abordagem avaliativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104337Palabras clave:
Qualidade, Educação Infantil, Abordagem avaliativa, Plano Municipal de EducaçãoResumen
Tomando a crescente busca pela garantia de um atendimento educacional de qualidade para as crianças pequenas, esta pesquisa foi realizada do primeiro semestre do ano de 2021 ao primeiro semestre do ano de 2022, tendo como objetivo principal elaborar uma abordagem avaliativa de Planos Municipais de Educação que analise aspectos da qualidade da Educação Infantil. Buscou-se situar as definições de qualidade para a etapa explicitadas em documentos que abordam a questão com foco nos insumos e processos. Logo, os referenciais teóricos utilizados compartilham o entendimento de que a avaliação da Educação Infantil deve se concentrar nas condições de oferta. Utilizando sete dimensões e duas categorias de análise, examinamos o PME do município mineiro de Carlos Chagas, como exemplo de aplicação da nossa proposta. A abordagem avaliativa elaborada foi dividida em duas partes e se mostrou uma ferramenta útil para sintetizar aspectos essenciais de Planos Municipais de Educação. Dentre os principais resultados, está a constatação da importância da formulação de Planos com potencial para melhorar a qualidade da Educação Infantil.
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