Lei da boa creche – KiQuTG: a busca pela qualidade das creches na Alemanha

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e108241

Mots-clés :

Educação infantil, Creches, Qualidade, Políticas Públicas

Résumé

O Relato apresenta a experiência e investimento na qualidade das creches no contexto alemão a partir da Lei da Boa Creche e de legislações federais seguintes que alteram e atualizam a referida Lei duas vezes. A Lei visa desenvolver ainda mais a qualidade da educação formal, do ensino e dos cuidados na pequena infância e efetivar medidas para reduzir as mensalidades das famílias em creches em todo o país. O texto, inicialmente, descreve o que é a Lei da Boa Creche, na continuidade detalha seus objetivos. Para sua implementação a Lei projeta um “conjunto de ferramentas” constituído de dez Áreas de Ação e medidas para o desenvolvimento da qualidade e redução das mensalidades para as famílias. Desde sua implementação em 2019, cada Estado, elege suas prioridades entre as dez Áreas de Ação, levando em consideração suas necessidades regionais de desenvolvimento da qualidade da educação, cuidado e acolhimento em creches e redução da participação das famílias nas mensalidades. A Lei prevê também publicização de relatórios anuais pelo governo federal, para monitoramento e avaliação da implementação da Lei nos Estados.

Bibliographies de l'auteur

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino - UFSC/MEN e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha Educação e Infância. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha com bolsa DAAD no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Vice-coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2021-2023) e Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2024-2025).

Ragnar Hoenig, TH Köln - University of Applied Sciences

Professor na Faculdade das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Colônia (Technische Hochschule Köln - TH Köln) e credenciado no Programa de Bacharelado em Serviço Social e no Programa de Mestrado em Consultoria e Advocacia em Direito Social, na Linha Direito Social. Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de Hamburgo com a tese sobre a diferença entre a aposentadoria e a assistência social sob a perspectiva do direito alemão constitucional e social (2020). Trabalhou na participação pública federal e europeia de organizações de assistência social em Berlim (2001-2021). Completou o estágio jurídico no Tribunal Superior de Berlim (1998-2001). Realizou o serviço obrigatório alternativo ao serviço militar na administração federal da Cruz Vermelha Alemã em Bonn (1997-1998) e um pós-estágio nos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores em Reykjavík na Islândia (1998). Completou o curso de Direito na Universidade de Passau (1992-1997). É membro do Conselho Editorial da Revista Teoria e Prática do Serviço Social (Theorie und Praxis der Sozialen Arbeit - TUP) e da Revista Progresso Social (Sozialer Fortschritt). Presidente da Comissão Examinadora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da TH Köln.

Références

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Publiée

2025-10-31

Numéro

Rubrique

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios