As contribuic?o?es da psicologia do desenvolvimento na perspectiva histo?rico cultural para a participac?a?o infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p92Resumo
O presente texto procura discutir e vislumbrar as contribuic?o?es da psicologia histo?rica cultural para a participac?a?o das crianc?as na educac?a?o infantil. Confronta-se o discurso da participac?a?o, pautado num vie?s parternalista e adultoce?ntrico, inibidor de pra?ticas democra?ticas efetivas em contextos infantis pedago?gicos na interlocuc?a?o com conceitos cunhados por Vigotski, Leontiev e Luria, tais como brincadeira, o desenvolvimento da psique? humana e cultura. Desmistificar a ideia de crianc?a incapaz, de cognic?a?o determinada pelo biolo?gico, de etapas pre?-definidas de desenvolvimento e compreender que a crianc?a, tal como o adulto, tem seu desenvolvimento de forma plurifacetado na relac?a?o com a sua condic?a?o social, histo?rica e cultura e? o que possibilita tonar as instituic?o?es de educac?a?o infantil um espac?o de valorizac?a?o de saberes e de participac?a?o infantil.
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