Políticas públicas e direitos das crianças: uma reflexão a partir da perspectiva étnico-racial

Autores

  • Anete Abramowicz Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fabiana de Oliveira Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p290

Resumo

Apesar de nos últimos anos termos vivido uma abertura para o debate das questões relacionadas à raça no Brasil ocasionando mudanças consideráveis no debate contemporâneo a discriminação relacionada à questão racial ainda é uma variável estrutural na nossa realidade, sendo que a educação visibiliza esta desigualdade racial em seus indicadores educacionais e na micropolítica de cada instituição de educação infantil. Assim as crianças pequenas e negras sofrem uma dupla desigualdade social: são pequenas e negras. Por meio desse ensaio de natureza reflexiva buscamos discutir às questões relacionadas às políticas públicas e aos direitos das crianças negras à educação. A relevância para o desenvolvimento do trabalho se pauta na exiguidade de estudos envolvendo políticas públicas, educação e infância a partir dos recortes de idade e raça no Brasil.

Biografia do Autor

Anete Abramowicz, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é professora associada nível 2 na USP. Fez pós-doutorado na Université Paris Descartes.

Fabiana de Oliveira, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

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Publicado

2017-12-18