A brincadeira narrativa como eixo do trabalho docente: inspirações a partir de Vivian Paley

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p31

Resumo

O artigo tem como ponto de partida o livro “The boy who would be a helicopter” (1991), da educadora estadunidense Vivian Gussin Paley, cujo foco é a importância das histórias, da imaginação e da brincadeira de faz de conta nas vidas das crianças, especialmente no contexto da educação infantil. O objetivo do trabalho é refletir sobre possíveis contribuições dessa obra para a prática docente em instituições de Educação Infantil, bem como inspirações metodológicas para quem trabalha com crianças de forma mais geral. Uma vez que o livro de Paley, apesar de reconhecido como um clássico pedagógico contemporâneo e muito celebrado em outros contextos, é pouco conhecido no Brasil, o artigo busca aproximá-lo da discussão educacional em nosso país, estabelecendo um diálogo entre suas principais ideias e as de autoras brasileiras que compartilham preocupações similares, como Freire, Kishimoto e Warschauer. Foi realizada uma análise de conteúdo e uma discussão teórica a partir das categorias “observação e registro”, e “brincadeira narrativa”. Fazem parte do texto traduções para o português de passagens do livro original em inglês, produzidas no contexto da pesquisa de pós-graduação em que o artigo se baseia. Como conclusão, seguindo a inspiração da obra de Vivian Paley, o estudo reforça o quanto a criação autoral de histórias e a brincadeira de faz de conta fundamentam aprendizagens significativas, tanto para crianças quanto para os adultos que convivem com elas ou que estudam a infância.

 

Biografia do Autor

Gilka Elvira Ponzi Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina


Professor Titular

 Programa de Pós-Graduação em Educação

Roberta Consiglio de Souza, Rede Municipal de Ensino de Santo Amaro da Imperatriz, SC – Brasil

Professora efetiva (Anos Iniciais)

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Publicado

2020-04-24

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