A brincadeira narrativa como eixo do trabalho docente: inspirações a partir de Vivian Paley
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p31Resumo
O artigo tem como ponto de partida o livro “The boy who would be a helicopter” (1991), da educadora estadunidense Vivian Gussin Paley, cujo foco é a importância das histórias, da imaginação e da brincadeira de faz de conta nas vidas das crianças, especialmente no contexto da educação infantil. O objetivo do trabalho é refletir sobre possíveis contribuições dessa obra para a prática docente em instituições de Educação Infantil, bem como inspirações metodológicas para quem trabalha com crianças de forma mais geral. Uma vez que o livro de Paley, apesar de reconhecido como um clássico pedagógico contemporâneo e muito celebrado em outros contextos, é pouco conhecido no Brasil, o artigo busca aproximá-lo da discussão educacional em nosso país, estabelecendo um diálogo entre suas principais ideias e as de autoras brasileiras que compartilham preocupações similares, como Freire, Kishimoto e Warschauer. Foi realizada uma análise de conteúdo e uma discussão teórica a partir das categorias “observação e registro”, e “brincadeira narrativa”. Fazem parte do texto traduções para o português de passagens do livro original em inglês, produzidas no contexto da pesquisa de pós-graduação em que o artigo se baseia. Como conclusão, seguindo a inspiração da obra de Vivian Paley, o estudo reforça o quanto a criação autoral de histórias e a brincadeira de faz de conta fundamentam aprendizagens significativas, tanto para crianças quanto para os adultos que convivem com elas ou que estudam a infância.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRUNER, Jerome. A Cultura da Educação. Tradução de Marcos Domingues. Porto Alegre, Artmed, 2001.
COOPER, Patricia M. Literacy learning and pedagogical purpose in Vivian Paley’s ‘storytelling curriculum’. Journal Of Early Childhood Literacy, [s.l.], v. 5, n. 3, p.229-251, dez. 2005. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1468798405058686. Acesso em: 15 ago. de 2017
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
EGAN, Kieran. The Educated Mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1997.
ENGEL, Susan. The stories children tell: making sense of the narratives of childhood. New York: W.H. Freeman, 2000.
FREIRE, Madalena. A Paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Madalena. Observação, Registro, Reflexão. Série Seminários: Instrumentos Metodológicos I. PND Produções Gráficas Ltda. 1996.
GIRARDELLO, Gilka. A imaginação infantil e a educação dos sentidos. In: LENZI, Lúcia Helena Correa; DA ROS, Sílvia Z.; SOUZA, Ana Maria A.; GONÇAVES, Marise M. (orgs.): Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: Editora da UFSC: NUP/CED/UFSC, 2006.
GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2014.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais, Belo Horizonte. Anais 2010.
PALEY, Vivian Gussin. The importance of fantasy, fairness and friendship in children’s play. American Journal of Play. 2009. p. 121-138. Disponível em: http://www.journalofplay.org/issues/2/2/interview/importance-fantasy-fairness-and-friendship-children’s-play-interview-vivian. Acesso em: 06 out. de 2016.
PALEY, Vivian Gussin. You can’t say you can’t play. Harvard University Press. United States of America. Cambridge Massachusetts, and London, England. 1992.
PALEY, Vivian Gussin. The boy who would be a helicopter: the uses of storytelling in the classroom. Cambridge Massachusetts: Harvard University Press, 1991.
PALEY, Vivian Gussin. On listening to what the children say. Harvard Educational Review, vol.56, nº2, 1986.
RUD, Anthony G.. Use & Abuse of Socrates in Teaching. Education Policy Analysis Archives, [s.l.], v. 5, p.20-30, 24 nov. 1997. Education Policy Analysis Archives. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v5n20.1997. Acesso em: 08 mar. de 2018.
SEELYE, Katharine Q.: Vivian Paley, Educator Who Promoted Storytelling, Dies at 90. The New York Times, 10 de Agosto, 2019.
SOUZA, Roberta Consiglio de. Brincando com Histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu “menino helicóptero. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.