Pequenas vidas migrantes: a educação como fator de integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73456

Resumo

O relato procura analisar a relação entre a inserção de crianças no ambiente escolar, da educação e seus impactos em termos de integração, tanto da criança, como dos adultos que a acompanham. Destaca-se que essa análise será feita com base numa experiência migratória concreta, em que a metodologia de construção do argumento se inicia com a exposição da produção acadêmica sobre o tema da integração, seguida pelo relato da experiência vivida numa construção autoetnográfica. Durante o relato, apresentar-se-ão reflexões no sentido de salientar a importância da experiência escolar de migrantes como um fator crucial para a integração em suas comunidades de destino, além de apontar algumas ações que podem ser vistas como boas práticas a serem desenvolvidas em outros contextos migratórios, como é o caso de diversos espaços brasileiros que vivenciam a chegada de imigrantes em seus espaços escolares.

Biografia do Autor

João Carlos Jarochinski Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH/UFRR) e Professor Adjunto C3 na Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) - orientador de mestrado; Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vinculado ao Núcleo de Estudos de População 'Elza Berquó' (NEPO); Membro da diretoria da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), gestão 2019-2021; Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com ênfase em Relações Internacionais e período sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL) - bolsista Capes; Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) - bolsista CAPES; Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Advogado graduado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI); Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador colaborador junto ao NEPO/Unicamp (2020). Foi Research Fellow junto ao Center of Latin American & Latino Studies da American University em Washington D.C. (2019-2020) e Investigador Visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) (2015-2016). Recebeu beca de residência para realizar estudos para o seu mestrado no Oñati International Institute for the Sociology of Law (2008). Professor vinculado ao PROCAD/Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em conjunto com a UFRR e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Foca suas pesquisas em temas relacionados às migrações internacionais, ao refúgio e às fronteiras, com especial interesse em políticas migratórias.

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Publicado

2021-03-12