Docência na Educação Infantil: tecendo reflexões sobre gênero, masculinidade e formação de professores/as

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p807

Abstract

As realidades da Educação Infantil no Brasil e em outros países revelam a reduzida procura dos homens para atuarem como docentes nessa etapa da Educação Básica. Talvez decorra daí o fato de também serem escassas as pesquisas que envolvem a docência masculina nesse âmbito. Nesse contexto, este estudo, fruto de experiências de pesquisas e de vivências educativas com crianças pequenas, tem por objetivo refletir sobre a participação dos homens na função de docentes na Educação Infantil, tomando por referência as categorias de gênero e masculinidades, a formação de professores/as no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Campina Grande-PB e a experiência de um dos autores com crianças de 4 e 5 anos de idade. Teoricamente, o trabalho está subsidiado por pesquisas relativas à questão de gênero, masculinidades, infâncias e formação de professores/as. Partindo dos relatos de algumas experiências e articulando-as à teoria pertinente, o debate das ideias contidas neste texto enseja reflexões teóricas e formas de agir visando superar atitudes discriminatórias a respeito da docência de homens na Educação Infantil.

Autor/innen-Biografien

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2017) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2020). Atualmente está como professor substituto na Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuando como docente junto a crianças na etapa da Educação Infantil. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, manifestando interesse principalmente pelas seguintes áreas e temáticas de estudos e pesquisa: Educação Infantil, Educação do Campo, Crianças, Infâncias e Culturas Infantis. É vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG), que é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Também é membro ativo do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI - UFCG).

José Luiz Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado (1996) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Esporte (GEEFES).Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, relações de gênero, pedagogia e educação física.

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, desde 2002, e do programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade.. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados às seguintes áreas: Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Contextos Específicos e processos de subjetivação. Coordenou, na região nordeste, a pesquisa nacional Caracterização das Práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos em territórios rurais brasileiros (MEC/UFRGS), que contou com a participação de pesquisadores de IES de todas as regiões do país e foi desenvolvida no período de 2011 a 2012. Coordenou a pesquisa "Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural ? aspectos quantitativos e qualitativos" (Chamada Universal ? MCTI/CNPq no. 14/2014). Coordenou a construção da proposta curricular do estado da Paraíba, quanto a etapa da Educação Infantil, a partir da BNCC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. É membro do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil, vinculado ao MIEIB.

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Veröffentlicht

2020-11-05