Teaching in Child Education: reflections on gender, masculinity and teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p807

Abstract

The realities of early childhood education in Brazil and in other countries reveal the reduced demand for men to act as teachers in this stage of Basic Education. Perhaps this fact stems from the fact that research involving male teaching in this area is also scarce. In this context, this study, fruit of research and educational experiences with young children, aims to reflect on the participation of men in the role of teachers in Early Childhood Education, taking as a reference the categories of gender and masculinities, the training of teachers in the Pedagogy course at the public university of Campina Grande-PB and the experience of one of the authors with children of 4 and 5 years old. Theoretically, the work is supported by research related to gender, masculinities, childhood and teacher education and training. Starting from the reports of some experiences and articulating them to the pertinent theory, the debate on the ideas contained in this text promotes the theoretical reflections and ways of acting in order to overcome discriminatory attitudes regarding the teaching of men in early childhood education.

Author Biographies

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2017) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2020). Atualmente está como professor substituto na Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuando como docente junto a crianças na etapa da Educação Infantil. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, manifestando interesse principalmente pelas seguintes áreas e temáticas de estudos e pesquisa: Educação Infantil, Educação do Campo, Crianças, Infâncias e Culturas Infantis. É vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG), que é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Também é membro ativo do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI - UFCG).

José Luiz Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado (1996) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Esporte (GEEFES).Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, relações de gênero, pedagogia e educação física.

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, desde 2002, e do programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade.. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados às seguintes áreas: Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Contextos Específicos e processos de subjetivação. Coordenou, na região nordeste, a pesquisa nacional Caracterização das Práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos em territórios rurais brasileiros (MEC/UFRGS), que contou com a participação de pesquisadores de IES de todas as regiões do país e foi desenvolvida no período de 2011 a 2012. Coordenou a pesquisa "Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural ? aspectos quantitativos e qualitativos" (Chamada Universal ? MCTI/CNPq no. 14/2014). Coordenou a construção da proposta curricular do estado da Paraíba, quanto a etapa da Educação Infantil, a partir da BNCC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. É membro do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil, vinculado ao MIEIB.

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Published

2020-11-05