A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79001

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a educação e o cuidado dos bebês no período da pandemia da COVID-19 tomando como referência as categorias raça, geração e gênero. A base teórica interdisciplinar se situa nos campos da educação das relações étnico-raciais, dos estudos de gênero, especialmente os feministas, e dos estudos sociais da infância. Trata-se de um estudo de abordagem mista, quanti-quali, que explora os dados estatísticos sobre o acesso dos bebês à creche e sobre as condições de vida das mulheres com filhos/as. As análises tomam ainda como referência entrevistas com mulheres negras que têm seus bebês em uma creche pública municipal em Florianópolis. A partir da análise dos dados, indica-se que os fatores de desigualdade que marcam o acesso dos bebês à creche já estavam presentes desde antes a pandemia e no caso das condições de vida das mulheres negras com filhos/as, observa-se um processo de precarização da vida, sendo que no contexto estudado destaca-se uma intensa ocupação do tempo das mulheres com os cuidados com os seus bebês e com outras pessoas, a diminuição dos recursos para a subsistência e um processo de confinamento social.

Biografia do Autor

Ângela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino, área de Prática Pedagógica e sub-área da Educação Infantil

Porgrama de Pós-graduação em Educação, linha Educação: diversidade, diferença e desigualdade social

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Publicado

2021-01-29