Infância confinada: liturgias de escolarização e privatização da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79059Schlagworte:
Feminismo, Teorias da Justiça, Nancy FraserAbstract
Entre abril e outubro de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Educação produziu um conjunto de orientações destinadas a regular as atividades de ensino não-presencial na Educação Básica. Tratamos de estudar e analisar essas indicações, em particular aquelas dedicadas à Educação Infantil, usando técnicas de análise de conteúdo. Como resultado deste estudo inferimos: a) a BNCC tem sido o principal dispositivo utilizado pelo Conselho para regular o trabalho docente e as atividades de ensino não-presencial; b) a Educação Infantil é tratada na perspectiva da preparação para trajetórias escolares futuras; c) a interlocução com organizações e redes empresariais foi privilegiada, em detrimento de associações ou órgãos representativos de docentes e de pesquisadores. Atuando de forma lenta e em sintonia com os interesses empresariais o CNE colabora para o aprofundamento da privatização em curso da educação pública.
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