Crianças de seis anos no ensino fundamental: por onde caminham as práticas alfabetizadoras?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79402Abstract
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada durante os anos de 2018 e 2019, com 25 crianças com idade entre 5 e 6 anos numa escola pública municipal no Estado do Rio de Janeiro; teve como objetivo compreender como as crianças interpretam o processo de transição entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, priorizou como procedimento teórico e metodológico os estudos de Kramer (2005) e Smolka (2012), a observação participante dos/nos cotidianos escolares, as conversas com as crianças e professoras e o uso do caderno de campo. Os resultados nos levam a afirmar que, antes do ingresso da criança no Ensino Fundamental, ela já tem uma concepção de escola marcada pela ausência da brincadeira, muito diferente do que ela vivencia na Educação Infantil. Partindo desse resultado, compreendemos que, para repensarmos o modelo de escola para as infâncias, são necessárias novas reflexões sobre os processos educativos que envolvem a leitura e a escrita a partir de experiências lúdicas, culturais e autorais que possam permear as práticas pedagógicas em ambos os segmentos, contemplando o olhar das crianças.
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