Docência compartilhada na Educação Infantil: Potencialidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89638

Palavras-chave:

Docência Compartilhada, Educação Infantil, Professora de Educação Infantil

Resumo

O artigo propõe-se verificar as contribuições na produção científica acerca da temática da docência compartilhada na Educação Infantil. Para isto, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos disponíveis nas seguintes bases de dados: Portal de periódicos Capes, SciELO e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com o objetivo de compreender os desafios e as potencialidades da ação compartilhada no contexto da Educação Infantil. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se 17 trabalhos, sendo 7 artigos e 10 dissertações de mestrado. No decorrer da análise, organizou-se duas categorias: a primeira indica as discussões acerca da docência e suas especificidades na Educação Infantil. A segunda categoria aborda os diálogos, aproximações, potencialidades e desafios da docência compartilhada. As pesquisas apresentam aproximações nas compreensões da docência compartilhada e apontam os desafios, mas também as potencialidades que o compartilhamento da docência estabelece.

Biografia do Autor

Nathalia da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Pedagogia. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEd. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Joaçaba – SC. Área das Ciências da Educação. Joaçaba, Brasil.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1988), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia, Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP/ Instituto de Psicologia - IP (2002). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) desta instituição. Tem experiência na área da Educação e da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de ensino e de aprendizagem. Construção de conhecimentos na escola. Conflitos interpessoais na escola. Desenvolvimento humano em diferentes contextos e facetas. Educação Infantil. Formação do professor. 

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Publicado

2022-10-27