Em defesa dos direitos de bebês e crianças com deficiência: por uma pedagogia aleijada desde a educação infantil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e90140

Autor/innen-Biografien

Fernanda Cristina de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP - IFSP

Professora do IFSP campus Presidente Epitácio (SP) - curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), com pesquisas inscritas nos campos das políticas públicas de educação especial e da educação infantil. Possui especialização em Educação Especial e graduação em Pedagogia. Trabalhou como docente bolsista no curso de especialização "Docência em educação infantil", da Universidade Federal de São Carlos/ campus Sorocaba (2015-2016). Atuou como orientadora pedagógica em centros de educação infantil na prefeitura municipal de Sorocaba (SP). Foi docente do curso de Pedagogia na Faculdade Sorocaba (Uniesp) até 2014. Trabalhos produzidos a partir das temáticas: Educação infantil; Educação especial; Políticas educacionais; Inclusão escolar e Infância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq "Políticas Públicas de Educação Especial", Feusp. Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq do Grupo de Estudos e Pesquisa "Política, Estado e Sociedade" do IFSP (GEPPES/IFSP) e coordenadora da Linha de Pesquisa "Infâncias, diversidade e lutas sociais (GIDILUS).

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba

Curioso por conhecer as questões da cognição e da subjetividade, comecei ensinando às crianças e agora me dedico a docentes. Não trato a Ciência como saber absoluto, por isso tenho me aproximado da Arte e da Filosofia enquanto campos de estudo que dialogam com a Educação. Sonho com um mundo melhor, por isso não apoio o governo genocida que está comandando o Brasil e nem as posturas autoritárias que têm se manifestado fortemente na atualidade. A vida é maior que o currículo Lattes! 

Andreia Regina de Oliveira Camargo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (2019). Concluiu os cursos de especialização em Direito Educacional pela Faculdade São Luís-SP (2010), em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2012) e MBA em Gestão da Excelência em Educação pela Faculdade Pitágoras (2012). Atualmente é Professora EBTT no Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e pós-doutoranda na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Im@go: Laboratório da Imagem, Experiência e Cri@ção da UNESP de Rio Claro; do CRIEI - Grupo de pesquisas e estudos a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância da UFScar campus Sorocaba; e do Acriançar - Grupo de pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias da UNIFESP. Membro do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar campus Sorocaba. Membro do Fórum de Educação Infantil de Sorocaba e região - FEISor.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-07-22