A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.

Autores

  • Janara Cunha Ferreira Universidade do Vale do Itajaí
  • Shirlei de Souza Corrêa UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p99

Resumo

Os anos das décadas de 1980 e 1990, são para a educação brasileira, um importante marco no que diz respeito a reorganização do espaço escolar como ambiente democráticocom vistas à construção de um novo modelo de sociedade baseado na justiça, liberdade e oportunidades de desenvolvimento social para todos. Como consequência deste movimento, a descentralização da gestão escolar traduzida em planejamento participativo ou democrático tem sido, desde as últimas reformas educacionais, alvo de discussões a respeito de sua legitimidade e aplicabilidade. Nas instituições de educação infantil, recentemente reconhecidas como parte integrante da educação considerada básica, esta temática envolve questões ainda mais sensíveis dos pontos de vista organizatório e curricular, dado o contexto histórico de sua implantação, e a falta de unanimidade nos debates sobre os objetivos deste nível de escolarização. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir alguns aspectos relevantes no que diz respeito à gestão educacional democrática no âmbito das instituições de zero à seis anos, enfatizando adimensão participativa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.O texto traz um breve histórico sobre o surgimento do Projeto Político-Pedagógico e sua finalidade fundamentada pelos estudos de Pimenta, Luce e Medeiros, Gandin, Vasconsellos, e Barroso. Segue propondo algumas reflexões sobre importantes aspectos que diferenciam a educação infantil dos demais níveis educacionais, focalizando as implicações diretas destes fatores na construção participativa do Projeto Político-Pedagógico. O texto encerra situando a singularidade das APP's, enquanto organizações importantes no contexto da descentralização da gestão educacional no âmbito das instituições de ensino de zero à seis anos.

 

 

Biografia do Autor

Janara Cunha Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí

Pedagoga, pós-graduada em educação infantil e gestão escolar. Atua como professora de educação infantil, no município de itajaí e é mestranda em Educação pela UNIVALI.

Shirlei de Souza Corrêa, UNIVALI

Shirlei de Souza Corrêa, pedagoga com licenciatura plena em educação infantil e séries iniciais. Pós graduada em educação infantil, séries iniciais e coordenação pedagógica. Atua como Assistente Técnico-pedagógico vinculada à rede estadual de educação de Santa Catarina. Cursando o Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, na linha de pesquisa de Curriculo e Avaliação.

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Publicado

2013-01-05

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua