What is the Kindergarten: aspects for a panel of discussions on defenses in conflict in the history of Brazilian Early Childhood Education (1960)

Authors

  • Rosane Michelli de Castro Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Vandeí Pinto da Silva Departamento de Didática e Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura Grupo de Pesquisa HiDEA-Brasil (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p464

Abstract

In this article, we present aspects of the teaching manual What is the Kindergarten to a panel of discussions on defenses in conflict in the history of Brazilian Early Childhood Education in the 1960s. This article is due to the discussions originated in the didactic discipline, In the lines of research on the history of education, centrally, on historical aspects of Didactics in didactic manuals elaborated in the scope of public educational policies, as in the mentioned manual, published in the Brazilian-American Assistance Program for Elementary Education - PABAEE - developed in Belo Horizonte-MG. The method of data analysis used was that of Content Analysis, by Bardin (1977), which consists in focusing on the different constitutive aspects of its meaning, such as: the historical moment and social place in which it was produced. Childhood; Intended audience; Objectives and needs, as well as contributions to the training of primary teachers in Brazil, at the historical moment of publication of this manual.

Author Biographies

Rosane Michelli de Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fez pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mesma instituição onde se graduou em Pedagogia. Também possui graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (UNIMAR). Atualmente é docente do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP.

Vandeí Pinto da Silva, Departamento de Didática e Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). É graduado em Filosofia pela Universidade Salesiana (UNISAL). Atualmente é professor assistente doutor no Departamento de Didática e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Está fazendo pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura, Grupo de Pesquisa HiDEA-Brasil (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Integra o Grupo de Pesquisa HiDEA (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil) na mesma instituição.

References

ABREU, Claudia Bergerhoff Leite de; EITERER, Carmem Lucia. A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEE. Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 93. 108, jan. / jun. 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições. 70, 1977.

BUFFA, Ester.; NOSELLA, Paolo. A educação negada: introdução estudo da educação brasileira contemporânea. São Paulo: Cortez, 1991.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Coord.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e o tratado: modelos pedagógicos, manuais de pedagogia e práticas de leitura de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: SBHE, 2006. CD-ROM

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CORREA, Mariza. A revolução dos normalistas. Cadernos de Pesquisas. São Paulo: n.66, 1988.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis. E. (Org.). Educação Infantil – Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

VAROTTO-MACHADO, Michele. A Educação das Crianças Menores de 06 anos sobre a perspectiva de Heloísa Marinho, Nazira Féres Abi-Sáber, Celina Airlie Nina e Odilon de Andrade Filho: Uma análise de suas Ideias Pedagógicas (1934-1971). 303f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, 2015.

PAIVA, Edil Vasconcellos; PAIXÃO, Léa Pinheiro. PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar? Niterói: EdUFF, 2002.

REIS, Viviane Cássia Teixeira. A história da Didática no Instituto de Educação Leônidas do Amaral Vieira – Santa Cruz do Rio Pardo (1953-1975). 2015. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. São Paulo: Vozes, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia da educação no Brasil e sua veiculação pela RBEP. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.65, 1984.

SILVA, Vandeí Pinto da. Didática e o processo de ensino e aprendizagem: intencionalidade e autonomia. In: X Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Tema: Formação de professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos, 2009. ISSN: 21757054. p. 6923-6929. Disponível em: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/. Consulta: 06/08/2017.

SILVA, Vivian Batista. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 6, p. 29-57, jul./dez. 2003.

Published

2017-12-18