O que é Jardim da Infância: aspectos para uma pauta de discussões sobre defesas em conflito na história da educação infantil brasileira (1960)

Autores

  • Rosane Michelli de Castro Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Vandeí Pinto da Silva Departamento de Didática e Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura Grupo de Pesquisa HiDEA-Brasil (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p464

Resumo

Apresentamos, neste artigo, aspectos do manual de ensino O que é Jardim da Infância, para uma pauta de discussões sobre defesas em conflito na história da Educação Infantil brasileira, na década de 1960. Tal artigo é decorrente das discussões originadas na disciplina de Didática, nas linhas de pesquisa sobre história da educação, centralmente, sobre aspectos históricos da Didática em manuais didáticos elaborados no âmbito das políticas públicas educacionais, como do manual mencionado, publicado no âmbito Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar - PABAEE – desenvolvido em Belo Horizonte-MG. O método de análise dos dados utilizado foi o de Análise de conteúdo, de Bardin (1977), o qual consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido, como: o momento histórico e lugar social em que foi produzido O que é Jardim da Infância; público a que se destinava; objetivos e necessidades a que respondia, assim como, as contribuições para a formação de professores primários no Brasil, no momento histórico de publicação desse manual. 

Biografia do Autor

Rosane Michelli de Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fez pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mesma instituição onde se graduou em Pedagogia. Também possui graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (UNIMAR). Atualmente é docente do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP.

Vandeí Pinto da Silva, Departamento de Didática e Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). É graduado em Filosofia pela Universidade Salesiana (UNISAL). Atualmente é professor assistente doutor no Departamento de Didática e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Está fazendo pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura, Grupo de Pesquisa HiDEA-Brasil (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Integra o Grupo de Pesquisa HiDEA (História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil) na mesma instituição.

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Publicado

2017-12-18