Process Drama in Early Childhood Education: an analysis based on Teacher-in-role and Teacher in dramatic action strategies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p136

Abstract

The article presents a reflection about a process of Drama in Childhood Education, carried out with children of preschool age in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI), in the city of Curitiba/PR. The dramatic process analyzed was based on two strategies employed in the artistic performance of the researcher with the children: Teacher-in-role and Teacher in dramatic action. The proposals used simultaneously contributed to an effective communication between children and teacher/researcher, when both became authors and drivers of the dramatic process.

Author Biographies

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Ator e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades - Labelit (CNPq/UFPR). Membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas), sendo o atual vice-coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas. Coordenador de área (Teatro) do componente curricular Artes, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do artista-professor, atuando nos seguintes temas: ensino do teatro, processos criativos cênicos, percepção sensorial, improvisação, recepção e mediação teatral. Autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

Melaine Pilatto Gonçalves, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020) e formada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (2017). Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência de 2014 a 2017, têm experiência como Palhaça em contexto hospitalar pelo Projeto Doutores Risonhos. Possui pesquisas na área de: Professor-personagem e professor em ação dramática, teatro e infância, jogo e palhaçaria no contexto hospitalar..

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2012.

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo. Perspectiva, 2003.

LANDIER, Jean-Claude; BARRET, Gisèle. Expressão dramática e teatro. Porto: Edições ASA, 1994.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana:danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. Professor em Ação Dramática na Educação Infantil: Uma estratégia de comunicação entre professores e crianças pequenas.Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. Domínio do Saber Epistêmico: Indutores utilizados pelo professor em ação dramática na relação com crianças da pequena infância. In: EDUCERE Congresso Nacional de Educação, XII, 2015. Curitiba. Anais...Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 41003- 41015.

LEENHARDT, Pierre. A criança e a expressão dramática. São Paulo: Editora Estampa, 1974.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para desembaraçar os fios. Educação e Sociedade. n.30, p. 217-228, jul./dez., 2005.

SACRISTÁN, Gimeno J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (org.). Profissão Professor. 2.ed. Porto: Editora, 1999.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.

SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1978.

VIDOR, Heloise Baurich. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Published

2019-03-27