Racism and representativeness of the black child in children's literature: reflections on the project of extension and culture "BUILDING ONE’S OWN HISTORY”

Authors

  • Geruza de Fátima Tomé Sabino Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM https://orcid.org/0000-0002-2247-0869
  • Lucilene Gonçalves de Oliveira Lourenço Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM; Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UFVJM https://orcid.org/0000-0002-2185-3243
  • Davidson Bruno da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ discente do curso de Sistema de Informação da UFVJM.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p170

Abstract

The books, "Eu posso ser ... o que eu quiser ser" and "Clube da Alegria," are the fruits of the extension project, BUILDING ONE’S OWN HISTORY: racism and representativeness of the black child in children's literature, with the promotion of the Program of Scholarships to Support Culture and Art - PROCARTE, whose registration number is 026.2.035-2017. The first book, tells the story of a black child who wanted to be a princess, but who in the face of the image and idealized behaviors of this figure, historically charged with stereotypes, is distressed to realize that his dream does not "fit" into the myth. The story was designed to be worked in a school of early childhood education, in this case, the CMEI of Bela Vista, located in a peripheral district of the city of Diamantina. The story was presented and told to the children of the five years of this institution, who, based on the questions asked by the main character of the book, were instigated to build their own story.

Author Biographies

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

A docente possui o Magistério (CEFAM), é Doutora em Sociologia, Graduada em Administração de Empresas, Docente no departamento de Computação, atuando no curso de Sistemas de Informação desde 2008, lecionando em disciplinas da área de Administração e Empreendedorismo. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Educação - PPGEd/UFVJM atuando na linha de pesquisa de Gestão de Instituições Educacionais.

Lucilene Gonçalves de Oliveira Lourenço, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM; Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UFVJM

Graduada em Pedagogia, com especialização em Ensino Religioso e Mestre em Educação pela PPGEd-UFVJM-Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A  dissertação do Mestrado Profissional versa sobre o Letramento Literário. A pesquisa teve como objeto de estudo os projetos de leitura desenvolvidos numa turma do 5º ano do Ciclo Complementar da Alfabetização. Atualmente atua na Gerência do Ensino Fundamental na Rede Municipal  de Educação da cidade de Diamantina.

Davidson Bruno da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ discente do curso de Sistema de Informação da UFVJM.

Foi bolsista do Programa de Bolsas de Cultura e Arte PROCARTE/PROEXC da UFVJM, atuando também na diagramação dos livros infantis.

References

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Brasília: 2004.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FANON, Frantz. Pele Negra Máscaras Brancas. Salvador: ADUFBA, 2008.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADE PÚBLICAS BRASILEIRAS BRASIL. O Plano Nacional de Extensão Universitária. (Coleção Extensão Universitária;vol.1) Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/documentos/Colecao-Extensao-Universitaria/01-Plano-Nacional-Extensao/Plano-nacional-de-extensa HYPERLINK "https://www.ufmg.br/proex/renex/documentos/Colecao-Extensao-Universitaria/01-Plano-Nacional-Extensao/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf"o-universitaria-editado.pdf.> Acessado em: 05/08/2016.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2º Ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005 p.15-20.

ROGRIGUES, Poliana Resende Soares; AQUINO, Miriam de Albuquerque. A (in)visibilidade da pessoa negra na literatura infantil: (Im)possibilidades de afirmação da identidade afrodescendente na escola. III Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros: literatura, negritude e política. Cadernos Imbondeiro: João Pessoa. vol.1, n.1. 2010, ISSN 2316-2937.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil 1870 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem Preto Nem Branco, Muito Pelo Contrário: Cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SILVA, Ana Celia da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2º Ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005 p.21-38.

ZILBERMAN, Regina. O Papel Da Literatura Na Escola, Via Atlântica. São Paulo. jun. 2009, s/v. n 14, 12-22.

Published

2019-03-27