Social participation of children in play: approaches to childhood cultures in early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p51

Abstract

This paper focus on the social participation of children in the context of early childhood education and aims to analyze how a child can join and stay in ongoing collective situations of play with same-age partners. First of all we attempt to problematize the notion of childhood cultures conceived in the field of the sociology of childhood studies and to situate theoretical approaches to play in a social and cultural perspective, focusing on the relationships between play and childhood cultures. Then, we seek to expose the methodological configurations of the investigation. The data were based on the concepts of the Sociology of Childhood, from an ethnographic research perspective, carried out with 25 three-year-old children of both sexes. The results indicate that the playgroups were formed based on strategies that used friendship as the main reason for a child joining and staying in the situations of play.

Author Biographies

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação na Linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe (2020), com Estágio Científico Avançado de Doutoramento Sanduíche em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em Educação na linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Especialista em Gestão Educacional (2011). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe (IFS), atuando na Pró-reitoria de Ensino. Tem experiência de pesquisa com crianças bem pequenas alicerçada nos Estudos sociais da infância. Tem publicado especificamente no campo da Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância e Formação de professores. Possui experiência no Assessoramento Pedagógico na Educação Básica, além de desenvolver trabalhos de consultoria. É Integrante do grupo de pesquisa Relicário (Redes de leituras inscritas: cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da área de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Educação (DED) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da referida instituição. Licenciada em Pedagogia e Fonoaudiologia, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE), com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Realiza pesquisas com bebês e crianças bem pequenas, balizadas, principalmente, em Estudos da Infância, Currículo e Formação de Professores para a Educação Infantil. Em 2018, concluiu estudos de Pós-Doutoramento sobre a docência com bebês e suas interfaces com a formação profissional docente. Tem experiência em pesquisas sobre Desenvolvimento da criança em práticas de cuidado e educação na creche, Infâncias, Formação de Professores, Escuta de narrativas de crianças em contextos de creche e pré-escola, Práticas de leitura literária com bebês, Interações entre crianças e entre crianças e professores/as, Didática e Currículo na/da Educação Infantil.

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Published

2019-03-27