The importance of the make-believe play in early childhood education from the teachers’ gaze

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p67

Abstract

This article is a cut of a master's degree research in education that had as main objective to investigate the contributions of a University Toy Library, created at the University of Pernambuco, with the purpose of promoting Continuing Training for Early Childhood Education teachers and also attending children of this level of schooling, offering them play experiences. The cut presented here is based on the conceptions of teachers from Early Childhood Education, reflecting on the contributions of the makebelieve play for children and for the pedagogical practice, from one of the continuing trainings for teachers developed in the University Toy Library. Through action research, it was possible to conclude that the make-believe play contributes to the learning and development of the child from Early Childhood Education in an imaginative and creative way and that exerts, in the teachers’ pedagogical practice, a pedagogical surplus value concerning the necessary interaction between play and learning.

Author Biographies

Isadhora Araújo Lucena Silva, Universidade de Pernanbuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição de ensino superior. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFPE. Professora Substituta da Escola de Educação Básica - EEBAS da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire - UPE. Promove formações continuadas através de oficinas pedagógicas, minicursos e palestras sobre o brincar, as brincadeiras e a brinquedoteca.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada/Livre-Docente da Universidade de Pernambuco. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT.Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e em Letras (Vernáculo e Francês) pela Universidade Católica de Pernambuco (1983). É coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.Foi professora colaboradora da Universidade da Ilha da Madeira-Portugal, no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica de 2005 a 2011. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. É coordenadora do Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Universitária da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco-PPGE-UPE. Docente permanente do Doutorado Acadêmico da Rede Rede Nordeste de Ensino-RENOEN em associação com a UFRPE, UFS,UFAL, UEPB, UFC, IFCE, UESB. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco - FCAP-UPE. Exerceu a função de Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste de 2015 a 2019. Foi gerente da Educação de Jovens e Adultos na Secretária de Educação do Estado de Pernambuco (2011). Tem larga experiência na elaboração de projetos científicos. Foi chefe de departamento do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte (1997-1999). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação atuando, principalmente, nas seguintes áreas: formação de professores; práticas docentes; estudos transdisciplinares e interdisciplinares; estudos sobre brinquedos e brincadeiras; educação infantil; pedagogia freiriana e formação de pessoas para o desenvolvimento local sustentável.

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Published

2019-03-27