Crianças com síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: contexto histórico e pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83036

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Infantil. Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Resumo

Este artigo analisou o contexto histórico e pedagógico da inclusão escolar na educação infantil em Maceió/AL, a partir do mapeamento de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ). Utilizou como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, complementada por entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e duas gestoras de duas instituições de Educação Infantil com maior número de crianças matriculadas. As vozes das profissionais entrevistadas foram organizadas em duas categorias: inclusão escolar e prática pedagógica inclusiva. Os resultados permitiram compreender que a inclusão escolar é composta por desafios, no qual o silenciamento e assujeitamento dessas crianças rompem com a ideia de sujeitos de direitos e revelam a face de uma educação infantil adultocêntrica, que trabalha com um currículo paralelo, necessita a etiologia e diagnostico da SCZ para atuar e, concebe a deficiência como limitação ou doença.

Biografia do Autor

Elisangela Leal Mercado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Tutoria Virtual pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu o Curso de Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (CAAEAHD /UFMS) Leciona na graduação presencial e na modalidade a distância. Tem experiência na área de Educação. Ministra disciplinas pedagógicas nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Alagoas, voltados para a área de Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Psicopedagogia, Processo Ensino e Aprendizagem, Educação Especial, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Inspeção Escolar. Participou do Programa Mídias na Educação do MEC/UFAL e do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual (AEE-DI/UFAL). Pesquisadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEEESP) e vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió (biênio 2017/2019), Diretora de Formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL -biênio 2018/2020). Membro do Comitê Gestor Estadual para das ações de cuidado das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras síndromes causadas por STORCH. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/Alagoas)

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil