Follow clues: childhood between adults and babies in respectful observation of their actions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83529

Keywords:

Childhoods, Rhythm, Observation, Respec, Early Childhood Education

Abstract

Observation as a respectful gesture toward understanding babies’ actions and movements; looking intentionally seeking to understand rhythm as a trait that constitutes babies and adults and, therefore translates itself into relational ethics and aesthetics. These are clues that lead to the reading of the present book.

Author Biographies

Carla Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2015), onde atuou como bolsista de Iniciação a Docência pela FAPERJ no projeto "Em Caxias a filosofia en-caixa? A Escola Pública aposta no pensamento". Atualmente é Professora de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Bebês e Crianças Pequenas(GERAR), na Universidade Federal Fluminense-UFF.

Nazareth Salutto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Atua na formação de inicial e continuada com ênfase nas discussões sobre educação, infância, bebês, crianças; processos educativos na Educação Infantil; Educação Infantil, Infância e Sociedade; Educação Infantil e famílias; formação do leitor e leitura literária com bebês e crianças; organização, seleção, planejamento, ampliação, de espaços de livro e leitura na Educação Infantil; observação, registro e documentação na Educação Infantil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infâncias, Bebês e Crianças. Editora Executiva da RevistAleph (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF). 

References

AGUILERA, Maria Isabel Cabanellas; CABANELLAS, Maria Clara Eslava; CABANELLAS, Juan José Eslava; RUBIO, Raquel Polonio. Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

CICCONE, Albert. A ritmicidade nas experiências do bebê, sua segurança interna e sua abertura para o mundo. In: ARAGÃO. Regina Orth de; ZORNIG, Silvia Abu-jamara (orgs.). Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Escuta, 2018.

WINNICOTT, Donald Wood. A criança e seu mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

Published

2022-10-27

Issue

Section

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos