Seguir indícios: infância entre adultos e bebês na observação respeitosa de suas ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83529

Palavras-chave:

Infâncias, Ritmo, Observação, Respeito, Educação Infantil

Resumo

A observação como gesto respeitoso em direção às ações e movimentos dos bebês. A intencionalidade do olhar para compreender o ritmo como marca do infantil que constitui bebês e adultos e, por isso, se traduz em ética e estética relacional. Essas são as pistas que conduzem a leitura do livro que originou a presente resenha.

Biografia do Autor

Carla Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2015), onde atuou como bolsista de Iniciação a Docência pela FAPERJ no projeto "Em Caxias a filosofia en-caixa? A Escola Pública aposta no pensamento". Atualmente é Professora de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Bebês e Crianças Pequenas(GERAR), na Universidade Federal Fluminense-UFF.

Nazareth Salutto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Atua na formação de inicial e continuada com ênfase nas discussões sobre educação, infância, bebês, crianças; processos educativos na Educação Infantil; Educação Infantil, Infância e Sociedade; Educação Infantil e famílias; formação do leitor e leitura literária com bebês e crianças; organização, seleção, planejamento, ampliação, de espaços de livro e leitura na Educação Infantil; observação, registro e documentação na Educação Infantil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infâncias, Bebês e Crianças. Editora Executiva da RevistAleph (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF). 

Referências

AGUILERA, Maria Isabel Cabanellas; CABANELLAS, Maria Clara Eslava; CABANELLAS, Juan José Eslava; RUBIO, Raquel Polonio. Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

CICCONE, Albert. A ritmicidade nas experiências do bebê, sua segurança interna e sua abertura para o mundo. In: ARAGÃO. Regina Orth de; ZORNIG, Silvia Abu-jamara (orgs.). Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Escuta, 2018.

WINNICOTT, Donald Wood. A criança e seu mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos