“I want a meeting”: dialogue with children in democratic child education management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85963

Keywords:

Management, Childhood education, Pedagogical coordination, Child, Listening

Abstract

The aim of the current study is to address the management of Early Childhood Education by taking as principles the act of listening to, and the participation of, children. It analyzes interactions between children from two preschool classes and the pedagogical coordination of the investigated institution by taking into consideration topics addressed as opportunities to produce knowledge and to train professionals. The research is based on contributions from studies about childhood as interdisciplinary knowledge field, as well as on discussions advocating for the implementation of democratic management principle at childhood education institutions. Analyses have emphasized the importance of building daily work processes focused on children’s demands. Such a perspective was extended to dialogues with families. Therefore, it reflected about being adult, teacher, manager, and - in the case of the current study - about understanding training to childhood education professionals as a continuous process.

Author Biographies

Gabriela Barreto da Silva Scramingnon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela PUC-RIO (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Integrante do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de pesquisa Infância, formação e cultura (INFOC/ PUC-RIO).

Liana Pereira Borba dos Santos, Colégio Pedro II

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ), especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2014, é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, no segmento de Educação Infantil. De 2015 a 2018, exerceu a função de Coordenadora de Projetos do Centro de Educação Infantil Realengo - CREIR. De 2020 a 2022, atuou como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É participante do Grupo de Pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. De 2008 a 2014, ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Professor de Educação Infantil, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atuou, ainda, como Tutora do departamento de Prática Docente - Cognição, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Áreas de interesses: História da Educação, Imprensa Periódica, Estudos da Infância e Formação de Professores. 

Maria Clara de Lima Santiago Camões, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO), onde atuou como docente da especialização por quatro anos. Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (CAPES, 2018). Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora regente de Educação Infantil no Colégio Pedro II, onde ocupou por cinco anos cargos de Coordenadora Geral de Projetos e de Orientadora Pedagógica. Em 2020, iniciou a atuação como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É coordenadora do grupo de pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo: Questão da escola: entre a urgência de interrogar e de responder sobre exclusão e hospitalidade no Currículo a partir da experiência da diferença nos 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ. Suas áreas de interesse estão concentradas em estudos sobre o currículo e a Educação Infantil, com ênfase nas políticas curriculares para a infância.

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Published

2022-10-27