“I want a meeting”: dialogue with children in democratic child education management
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85963Keywords:
Management, Childhood education, Pedagogical coordination, Child, ListeningAbstract
The aim of the current study is to address the management of Early Childhood Education by taking as principles the act of listening to, and the participation of, children. It analyzes interactions between children from two preschool classes and the pedagogical coordination of the investigated institution by taking into consideration topics addressed as opportunities to produce knowledge and to train professionals. The research is based on contributions from studies about childhood as interdisciplinary knowledge field, as well as on discussions advocating for the implementation of democratic management principle at childhood education institutions. Analyses have emphasized the importance of building daily work processes focused on children’s demands. Such a perspective was extended to dialogues with families. Therefore, it reflected about being adult, teacher, manager, and - in the case of the current study - about understanding training to childhood education professionals as a continuous process.
References
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Práticas cotidianas na Educação Infantil. Bases para a reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS para construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 2 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 2 jan. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2009a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2009b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2022.
CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças / Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg. – 6.ed. Brasília: MEC, SEB, 2009.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2 ed. Tradução de Lia Gabriele R. Reis. São Paulo: Artmed, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. In: RBPAE, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/25486/14810>. Acesso em: 3 fev. 2022.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: Perspectivas pós-modernas. Tradução: Magda França Lopes; revisão técnica: Kátia de Souza Amorim. Porto Alegre: Penso, 2019.
FUJIKAWA, Mônica Matie. A coordenação pedagógica e a questão do registro. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; SOUZA, Vera Maria Nigro de. (Org.) O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2012. p. 127-142.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSHI, Mirza Seabra. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MAFRA-REBELO, Aline Helena. Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 77, p. 245-264, set./out. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.68009>. Acesso em: 1 fev. 2022.
KRAMER, Sonia. Gestão na Educação Infantil: O desafio de responder com grandes gestos. Revista Pátio, v. 45, pp. 40-42, 2015.
KRAMER, Sonia. (Org.) Profissionais da Educação Infantil: Gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
KRAMER, Sonia. (Org). Retratos de um desafio: Crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática; 2009.
KRAMER, Sonia; BORGES, Leonor Pio Borges de; BARROS, Camila. Gestão da Educação Infantil nas políticas municipais. Rev. Bras. Educ. v. 19, n. 56, jan./mar. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000100002>. Acesso em: 10 jan. 2022.
LIMA, Camila Machado. “O que eu mais gostei na escola foi do seu cabelo”: Por uma formação docente infantil e denegrida (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
NASCIMENTO, Maria Letícia; CAMPOS, Maria Malta; COELHO, Rita de Cássia de Freitas. As políticas e a gestão da Educação Infantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 201-214, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/6/170>. Acesso em:2 fev. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos da Criança, 1959. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf>. Acesso em:1 fev. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos da Criança, 1989. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca>. Acesso em:25 jan. 2022.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. A prática do registro na Educação Infantil: narrativas, memória, autoria. Revista @mbienteducação, Universidade Cidade de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 202-213, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/526>. Acesso em:1 fev. 2022.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo:
Cortez,2017.
PEREIRA, Fátima. Infância, educação escolar e profissionalização docente: Um mapeamento social dos discursos em formação inicial de professores. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian- Fundação para a ciência e tecnologia, 2010.
QVORTRUP, Jean. A infância na Europa: Novo campo de pesquisa social. Tradução de Helena Antunes. Braga: Instituto de estudos da criança, Universidade do Minho, 1999.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
RODRIGUES, Ana Julia Lucht. O trabalho da coordenação pedagógica: a documentação pedagógica como estratégia de formação continuada. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele Marques (Orgs.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. Curitiba: NEPIE/ UFPR, 2019, p. 141-160.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005 Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200003>. Acesso em:1 fev. 2022.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Retrato em positivo. In: FRIEDMANN, Adriana; ROMEU. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, infância e Desenvolvimento, 2016. Disponível em: <https://openaccess.blucher.com.br/download-pdf/406>. Acesso em:1 fev. 2022.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997.
SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; ARAÚJO, Caroline Silva. Gestão democrática na Educação Infantil: uma análise da RBPAE no período de 2000 a 2012. RBPAE, v. 31, n. 3, p. 697-717, set./dez. 2015 Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/63816/37033>. Acesso em:1 fev. 2022.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.