“Eu quero uma reunião”: o diálogo com as crianças na gestão democrática da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85963

Palavras-chave:

Gestão, Educação Infantil, Coordenação pedagógica, Criança, Escuta

Resumo

O artigo discute a gestão da Educação Infantil, tendo com princípio a escuta e a participação das crianças. Analisa eventos de interações entre crianças de duas turmas de pré-escola e a coordenação pedagógica da instituição, considerando as temáticas levantadas como possibilidade de produção de conhecimento e formação dos profissionais. O trabalho sustenta-se nas contribuições dos Estudos da infância como campo interdisciplinar de conhecimento e nas discussões que defendem o princípio da gestão democrática nas instituições de Educação Infantil. As análises revelam a importância da construção de um trabalho cotidiano que considere as demandas das crianças. Tal perspectiva se estende ao diálogo com as famílias. Trata-se, assim, de uma reflexão sobre ser adulto e adulta, ser professor e professora, gestor e gestora, no caso deste trabalho, de compreender a formação dos profissionais como processo inacabado.

Biografia do Autor

Gabriela Barreto da Silva Scramingnon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela PUC-RIO (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Integrante do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de pesquisa Infância, formação e cultura (INFOC/ PUC-RIO).

Liana Pereira Borba dos Santos, Colégio Pedro II

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ), especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2014, é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, no segmento de Educação Infantil. De 2015 a 2018, exerceu a função de Coordenadora de Projetos do Centro de Educação Infantil Realengo - CREIR. De 2020 a 2022, atuou como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É participante do Grupo de Pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. De 2008 a 2014, ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Professor de Educação Infantil, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atuou, ainda, como Tutora do departamento de Prática Docente - Cognição, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Áreas de interesses: História da Educação, Imprensa Periódica, Estudos da Infância e Formação de Professores. 

Maria Clara de Lima Santiago Camões, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO), onde atuou como docente da especialização por quatro anos. Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (CAPES, 2018). Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora regente de Educação Infantil no Colégio Pedro II, onde ocupou por cinco anos cargos de Coordenadora Geral de Projetos e de Orientadora Pedagógica. Em 2020, iniciou a atuação como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É coordenadora do grupo de pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo: Questão da escola: entre a urgência de interrogar e de responder sobre exclusão e hospitalidade no Currículo a partir da experiência da diferença nos 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ. Suas áreas de interesse estão concentradas em estudos sobre o currículo e a Educação Infantil, com ênfase nas políticas curriculares para a infância.

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Publicado

2022-10-27