The heuristic game in Early Childhood Education: an experience report with children from a municipal school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86789

Keywords:

Early Childhood Education , Heuristic Game, Experimentation Tray

Abstract

In this work the objective was to understand how the Heuristic Game can contribute to the process of caring and educating children in the context of Early Childhood Education. The research was qualitative, conducted with children aged three and four years old, from a Municipal School of Early Childhood Education in Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection took place through prhotographic and written records. The analysis was based on the principles of content analysis of Bardin (2009). As results, it was understood that it was possible to provide and ensure the right of children to play with what they want and to research according to their interests, providing essential experiences for them to understand the world around them, becoming protagonists of their discoveries in childhood and the pedagogical action of the class teacher involved intentionality, observation and mediation in learning.

Author Biographies

Fernanda Lucas Becker, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Especialização, Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Novo Hamburgo, Brasil

Andressa Wiebusch, Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia.

Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com doutorado sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Atualmente, realizando uma especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional no Centro Universitário Celso Lisboa. Atuação como Coordenadora Pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e como Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Colégio Marista Rosário. Atuação desde 2013, como professora tutora no Curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da UFSM. Ministrei aulas como professora convidada no Curso de Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Atuação como membro voluntária, no período de 2019 até 2021 no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Desde 2021, professora substituta no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Concórdia, atuando em disciplinas no Ensino Médio e no Ensino Superior. Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão do IFC - Campus Concórdia, do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

References

AUGUSTOWSKY, Gabriela. El registro fotográfico en la investigación educativa. In: SVERDLICK, Ingrid. La investigación educativa, una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Novedades Educativa, 2007. p. 147-176.

BONDIOLI, Anna.; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Rego Lisboa: Edições 70, 2009.

BITENCOURT, Alexandra Flores et al. Jogo Heurístico. In: FOCHI, Paulo (org.). O Brincar Heurístico na Creche: Percursos Pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.

FOCHI, Paulo. (org.). O Brincar Heurístico na Creche: Percursos Pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

GALLINA, Juliana. et al. Bandejas de Experimentação. In: FOCHI, Paulo (org.). O Brincar Heurístico na Creche: Percursos Pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

GODAL, Teresa. Observar a Transformação Cotidiana do Jogo Livre. RevirEI, Curitiba, UFPR- Universidade Federal do Paraná, n. 3, jul/dez 2015.

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MAJEM, Tere de. ÒDENA, Pepa. Descobrir brincando. São Paulo: Autores Associados, 2010.

MEIRELLES, Darciana da Silva.; HORN, Maria da Graça Souza. O brincar heurístico: uma potente abordagem para descoberta do mundo. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Velhinho. Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. 306 p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170729/001054864.pdf?sequence =1. Acesso em: 10 mar. 2022.

PIAGET, Jean. Biologie et connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. Paris: Éditions Gallimard, 1970.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

TONUCCI, Francesco. Los materiales. Buenos Aires: Losada, 2008.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2022-10-27