O jogo heurístico na educação infantil: um relato de experiência com crianças de uma escola municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86789

Palavras-chave:

Educação Infantil, Jogo Heurístico, Bandeja de Experimentação

Resumo

Neste trabalho o objetivo foi compreender como o Jogo Heurístico pode contribuir para o processo de cuidar e educar das crianças no contexto da Educação Infantil. A pesquisa foi qualitativa, realizada com crianças de três e quatro anos de idade, de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de registros fotográficos e escritos. A análise foi com base nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2009). Como resultados, compreendeu-se que, foi possível oportunizar e assegurar o direito das crianças de brincar com o que desejam e a pesquisar de acordo com os seus interesses, oportunizando experiências essenciais para que elas possam compreender o mundo que as cercam, tornando-se protagonistas de suas descobertas na infância e a ação pedagógica da professora da turma envolveu intencionalidade, observação e mediação nas aprendizagens.

Biografia do Autor

Fernanda Lucas Becker, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Especialização, Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Novo Hamburgo, Brasil

Andressa Wiebusch, Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia.

Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com doutorado sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Atualmente, realizando uma especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional no Centro Universitário Celso Lisboa. Atuação como Coordenadora Pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e como Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Colégio Marista Rosário. Atuação desde 2013, como professora tutora no Curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da UFSM. Ministrei aulas como professora convidada no Curso de Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Atuação como membro voluntária, no período de 2019 até 2021 no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Desde 2021, professora substituta no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Concórdia, atuando em disciplinas no Ensino Médio e no Ensino Superior. Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão do IFC - Campus Concórdia, do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

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Publicado

2022-10-27